Alcochete: Padre Cruz – “Intensa vida espiritual deu-lhe força para ser apóstolo da caridade”

20190729-Missa-Padre-Cruz-Alcochete-08

A Igreja de São João Baptista, em Alcochete, recebeu, no passado dia 29 de julho, a celebração eucarística que assinalou a memória dos 160 anos do nascimento do Padre Cruz, natural daquela localidade. A celebração foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e a homilia proferida pelo Padre Dário Pedroso, sacerdote jesuíta, vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz, numa igreja repleta de fiéis e devotos do Padre Cruz.

“Estamos hoje aqui, na Igreja mãe de Alcochete que acolheu o Padre Cruz, para fazer memória da sua vida e da fé que o alimentou. Queremos que o caminho que ele fez seja proposto à Igreja como modelo – afirmou o Bispo de Setúbal no início da Eucaristia – fazendo memória do Padre Cruz fazemos memória do ser Igreja, uma Igreja que nunca está feita, mas que quer viver o Evangelho e que o anuncia”.

Na homilia, o Padre Dário Pedroso, vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz, disse que o sacerdote “viveu uma intensa vida espiritual” e que a sua “oração profunda, intensa e permanente, lhe deu força e graça para ser apóstolo da caridade”.

“O Padre Cruz viveu a sua vida centrando-se no essencial – disse o Padre Dário Pedroso – viveu centrado em Jesus, o seu tesouro. Era um sacerdote em contínua comunhão com Deus que, onde quer que fosse, punha toda a gente a rezar. E foi aqui que ele encontrou a força para servir. O Padre Cruz não fez outra coisa da sua vida senão servir os mais pobres e carenciados, aqueles em quem tinha o seu coração, porque eles são Amor de Deus.”

O vice-postulador da Causa do Padre Cruz disse ainda: “Aqui, olhando a pia batismal onde o Padre Cruz nasceu para a vida em Deus pelo batismo, pedimos a Nosso Senhor que nos ajude a alcançar, com fé e audácia, algum milagre que o possa levar aos altares. Sabemos que o Padre Cruz, do Céu, já intercede por nós, mas precisamos do testemunho verídico de algum milagre para que possa ser elevado aos altares.”

Indicando que na secretaria da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz têm recebido muitos testemunhos de graças alcançadas por intermédio do Padre Cruz, o Padre Dário Pedroso afirma, contudo, que nenhuma foi considerada um milagre. “Continuamos a rezar a Deus, através do Padre Cruz, para que nos alcance este dom e esta graça”, destacou.

Ao terminar a celebração, D. José Ornelas, agradecendo a presença de todos, lembrou que “vocações como a do Padre Cruz levam o Amor do Coração de Jesus pelo mundo”: “ao lembrarmos, hoje, de forma especial o Padre Cruz, pedimos ao Senhor que abençoe e suscite vocações consagradas ao serviço da Igreja, ao serviço do Amor de Deus”.

No final da Eucaristia, muitas foram as pessoas que se detiveram, a rezar, junto da pia batismal daquela Igreja, onde o sacerdote, Padre Francisco Rodrigues da Cruz, nasceu para a vida em Cristo.

A celebração contou com a presença do provincial dos Jesuítas, Padre José Frazão Correia, de outros sacerdotes jesuítas que estão ao serviço na Diocese de Setúbal, bem como outros associados à Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz. Presente esteve, também, o vigário forâneo do Montijo, Padre José Maria Furtado, e o vice-reitor do Seminário de Almada, Padre Carlos Silva, natural de Alcochete.

Alcochete recebe missa do 160º Aniversário de Nascimento do Servo de Deus, Padre Cruz

AS

31 de Julho de 2019