Fraternidade Nuno Álvares: Acampamento Regional dedicado à Família, Igreja, Natureza e Comunidade

20190917-FNA-ACAREG-01

Sobre o tema: A Família, a Igreja, a Natureza e a Comunidade, a Direção Regional de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares (FNA), organizou nos dias 01, 02, 03 e 04 agosto, o seu Acampamento Regional que reuniu cerca de 30 associados e familiares, no Centro de Actividades da Quinta do Álamo, no Seixal.

O Presidente da Direção Regional, Sousa Dias, afirmou que este acampamento seja uma ocasião de relevo na convivência e companheirismo entre todos os participantes.

Também o Assistente Regional, Padre António Estêvão, afirmou que foram dias para ser vividos como membros das nossas famílias e em especial desta família da FNA. Estivemos como membros da Igreja e envolvidos pela Natureza para, na Graça de Deus e pela virtude, caminharmos na vida construindo Comunidade na Comunhão.

Para que tudo isto fosse possível, a equipa organizadora preparou um conjunto de actividades, onde se destacam: um concurso fotográfico, sobre o tema do acampamento, Jogos tradicionais e um passeio na Baía do Seixal, num barco tradicional e que incluía uma visita ao Moinho de Maré de Corroios.

Procurou-se também que através da temática do acampamento, houve-se uma sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, e para a defesa e proteção dos recursos naturais.

Durante todo o acampamento esteve a operar uma estação de radio escutismo, com a presença do Chefe de Departamento Nacional e de dois rádios amadores nossos associados.

Um ponto alto, foi a presença do nosso Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que presidiu à Eucarística, o que para nós Escuteiros Adultos de Setúbal, foi motivo de uma enorme alegria de ter o nosso Pastor entre nós.

No último dia, destaca-se também a recepção às entidades convidadas, tendo contado com a presença do Presidente da Direção Nacional e do Secretário Nacional da Comunicação e Imagem; do Presidente da Direção Regional de Lisboa e da Secretária Administrativa; do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais; do Presidente do Núcleo da Marimha Grande, todos da Fraternidade de Nuno Álvares; do Vice-presidente da Câmara da Moita; do Presidente da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

Durante esta Cerimónia de Encerramento do Acampamento e durante o almoço, tivemos um grupo de 3 jovens músicos, um dos quais o autor da letra e música do hino do acampamento, que com a sua música e alegria tornaram um fecho de actividade ainda mais alegre.

Após este acto de Encerramento do Acampamento, seguiu-se um almoço entre todos, incluindo as entidades convidadas.

Manuel Tomás Silva, Secretário da Direção Regional de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares

03 de Setembro de 2019