CPM de Setúbal nas Jornadas da Pastoral Familiar: “Recolher bons frutos para a missão de acompanhamento de casais jovens”

20191004-jornadas-pastoral-familiar-2019

No passado sábado, 28 de setembro, realizaram-se as XXXI Jornadas da Pastoral Familiar em Fátima tendo por tema “Discernir o acompanhamento dos casais jovens”.

A exposição “Acompanhamento nos primeiros anos da vida matrimonial” foi desenvolvida pelo Padre Miguel Almeida, sacerdote jesuíta, e teve como linhas orientadoras a exortação apostólica Amoris Laetitia e a carta pastoral “A alegria do amor no matrimónio cristão da Conferência Episcopal Portuguesa. Seguiu-se um painel com quatro casais que testemunharam experiências de acompanhamento de casais jovens.

De tarde, o Padre João de Deus Costa Jorge, sacerdote e psicólogo, desenvolveu o tema “A arte de ajudar os casais jovens: acolher – motivar – envolver”. Em seguida teve lugar o trabalho de grupos em que se recolheram sugestões de ações pastorais concretas no âmbito do acompanhamento dos casais jovens, tendo sido as conclusões apresentadas em plenário.

As jornadas encerraram com uma síntese pastoral e envio por D. Amândio Domingues, Bispo Auxiliar do Porto e Vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

A Diocese de Setúbal fez-se representar por sete casais animadores dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) das equipas da Cova da Piedade, Santa Maria do Barreiro e Seixal e ainda pelo Padre Luís Matos Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral, que esperam recolher bons frutos para a sua missão de acompanhamento de casais jovens após o matrimónio.

Texto: Ana Maria Marques, CPM Setúbal
Foto: Agência Ecclesia

Portugal: Igreja Católica quer «serviço estruturado» para acompanhar os casais jovens

04 de Outubro de 2019