Juventude: Agentes pastorais de Setúbal participaram em formação para “Acompanhar os jovens hoje”

20191004-Juventude-Encontro-Formacao-01

Entre 23 e 27 de setembro, realizou-se, em Fátima, o Encontro Nacional de Formação para agentes pastorais. “Acompanhar os jovens hoje: Uma proposta formativa a partir do Sínodo” foi o tema da formação orientada pelo Padre Rossano Sala, sdb, professor de Pastoral Juvenil na Universidade Pontifícia Salesiana.

Este encontro, promovido pelos secretariados nacionais da Pastoral Juvenil, Vocacional e do Ensino Superior, da Igreja Católica em Portugal, contou com a participação de cerca de 100 agentes pastorais provenientes de diversos secretariados, movimentos e congregações juvenis.

O Bispo de Setúbal, D. José de Ornelas, apelou à participação dos agentes pastorais da Diocese. Treze representantes de secretariados e movimentos diocesanos estiveram presentes neste momento formativo que propôs a vivência de um caminho verdadeiramente sinodal a todos os que trabalham diretamente com os jovens.

Leia, em seguida, os testemunhos de dois participantes nesta ação de formação: a Irmã Linda Vieira, da equipa do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, e o seminarista Diogo Machado.

À procura de respostas que surgem em forma de novas perguntas

A formação de Pastoral Juvenil realizada em Fátima foi uma experiência magnífica de comunhão eclesial e de reflexão conjunta sobre a ‘Igreja que queremos ser com os jovens!’ Senti-me em continuidade de caminho sinodal, à procura, com outros agentes pastorais, de respostas para os desafios que a atualidade nos coloca.

Percebemos que as soluções não nos são apresentadas de forma absoluta e categórica, mas em forma de novas perguntas cujas respostas se encontram na escuta atenta, no estudo sério e na decisão alcançada em estilo sinodal. Agradeço a todos os que proporcionaram este momento de formação e faço votos que a Igreja Portuguesa possa continuar a cuidar da formação daqueles que acompanham o ‘hoje da Igreja’, os jovens.

Ir. Linda Vieira, FMA, Departamento da Juventude de Setúbal

Discernir os desafios da juventude para pensar em soluções concretas

A semana de formação da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária foi uma partilha bastante rica de experiências entre as várias dioceses. Durante este tempo, fomos capazes de analisar juntos as diferentes realidades do nosso país, à luz das propostas e desafios que o Papa Francisco nos lançou no final do Sínodo em Roma.

Ao longo da semana, foi possível discernir os muitos desafios que a juventude, criativa, inconformada e ansiosa por crescer na amizade com Jesus, coloca nos nossos dias. Agora, em estreita colaboração com os jovens que o Senhor chama a ser sujeitos ativos da Pastoral Juvenil (que são todos!), resta-nos pensar em soluções concretas que os aproximem do Mistério Pascal do Cristo Vivo.

Diogo Machado, seminarista

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal