comprehensive-camels

Juventude: Agentes pastorais de Setúbal participaram em formação para “Acompanhar os jovens hoje”

20191004-Juventude-Encontro-Formacao-01

Entre 23 e 27 de setembro, realizou-se, em Fátima, o Encontro Nacional de Formação para agentes pastorais. “Acompanhar os jovens hoje: Uma proposta formativa a partir do Sínodo” foi o tema da formação orientada pelo Padre Rossano Sala, sdb, professor de Pastoral Juvenil na Universidade Pontifícia Salesiana.

Este encontro, promovido pelos secretariados nacionais da Pastoral Juvenil, Vocacional e do Ensino Superior, da Igreja Católica em Portugal, contou com a participação de cerca de 100 agentes pastorais provenientes de diversos secretariados, movimentos e congregações juvenis.

O Bispo de Setúbal, D. José de Ornelas, apelou à participação dos agentes pastorais da Diocese. Treze representantes de secretariados e movimentos diocesanos estiveram presentes neste momento formativo que propôs a vivência de um caminho verdadeiramente sinodal a todos os que trabalham diretamente com os jovens.

Leia, em seguida, os testemunhos de dois participantes nesta ação de formação: a Irmã Linda Vieira, da equipa do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, e o seminarista Diogo Machado. 


À procura de respostas que surgem em forma de novas perguntas

A formação de Pastoral Juvenil realizada em Fátima foi uma experiência magnífica de comunhão eclesial e de reflexão conjunta sobre a ‘Igreja que queremos ser com os jovens!’ Senti-me em continuidade de caminho sinodal, à procura, com outros agentes pastorais, de respostas para os desafios que a atualidade nos coloca.

Percebemos que as soluções não nos são apresentadas de forma absoluta e categórica, mas em forma de novas perguntas cujas respostas se encontram na escuta atenta, no estudo sério e na decisão alcançada em estilo sinodal. Agradeço a todos os que proporcionaram este momento de formação e faço votos que a Igreja Portuguesa possa continuar a cuidar da formação daqueles que acompanham o ‘hoje da Igreja’, os jovens.

Ir. Linda Vieira, FMA, Departamento da Juventude de Setúbal

Discernir os desafios da juventude para pensar em soluções concretas

A semana de formação da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária foi uma partilha bastante rica de experiências entre as várias dioceses. Durante este tempo, fomos capazes de analisar juntos as diferentes realidades do nosso país, à luz das propostas e desafios que o Papa Francisco nos lançou no final do Sínodo em Roma.

Ao longo da semana, foi possível discernir os muitos desafios que a juventude, criativa, inconformada e ansiosa por crescer na amizade com Jesus, coloca nos nossos dias. Agora, em estreita colaboração com os jovens que o Senhor chama a ser sujeitos ativos da Pastoral Juvenil (que são todos!), resta-nos pensar em soluções concretas que os aproximem do Mistério Pascal do Cristo Vivo.

Diogo Machado, seminarista

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
04 de Outubro de 2019