Juventude: Encontro de secretariados diocesanos e movimentos rumo à JMJ 2022

20191004-Juventude-Secretariados-Movimentos-01

No passado dia 27 de setembro, o salão da Igreja Beato Scalabrini (Amora) acolheu um encontro entre secretariados e movimentos juvenis diocesanos. Este encontro, convocado pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e dinamizado pelo Departamento da Juventude de Setúbal (DJS), constituiu-se como uma oportunidade de reflexão, partilha e debate de ideias, tendo em vista a construção de um caminho conjunto de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Lisboa, em 2022.

Depois de apresentadas as informações disponibilizadas pelo Comité Organizador Local (COL) da JMJ, bem como as propostas de atividades e formação do Departamento da Juventude para o ano pastoral 2019-2020, iniciou-se um momento de discussão de ideias com a metodologia World Café. Num ambiente descontraído e de comunhão, os presentes puderam refletir em pequenos grupos, que iam alternando de 20 em 20 minutos, sobre estratégias para melhor acompanhar os jovens e aqueles que os acompanham, conteúdos e metodologias para a construção de um itinerário formativo que abranja e envolva a todos.

No final, foram partilhadas as principais conclusões de cada mesa de trabalho, as quais serão agora analisadas pelo Departamento da Juventude. Os resultados desta noite contribuirão para os próximos passos da equipa para a construção de um plano formativo que será brevemente apresentado aos agentes da pastoral juvenil.

De acordo com o Padre Álvaro Lago, assistente do DJS, a riqueza das ideias que brotaram nesta noite são o fruto do Espírito Santo que se fez verdadeiramente presente na comunhão da Igreja de Setúbal. O Bispo de Setúbal apelou à união dos diversos movimentos e serviços pastorais, neste caminho rumo às JMJ, no sentido de convergir forças e criar sinergias entre todos as realidades que acompanham os jovens da nossa diocese e que irão acolher os jovens que chegarão em 2022, vindos dos quatro cantos do mundo.

Leia, em seguida, os testemunhos de alguns participantes.

Caminharmos todos juntos rumo à JMJ 2022

No serão do passado dia 27 de setembro, o Departamento da Juventude coordenou um simpático encontro com todos as realidades diocesanas (secretariados, movimentos, vida consagrada, etc.) que trabalham com jovens. Num ambiente descontraído de “café”,  foi possível partilhar em grupos diversos elementos importantes para este triénio dedicado à juventude.

Princípios de ação, estratégias, atividades, conteúdos foram as tónicas de partilha que nos envolveram e desafiaram no sentido de caminharmos todos juntos rumo à JMJ 2022. O encontro foi concluído com uma palavra do Senhor Bispo.

Pe. Rui Gouveia e Prof.ª Ana Cristina Silva, Externato Frei Luís de Sousa

Não queremos que as graças desta Jornada fiquem guardadas somente para 2022

A (re)união de dia 27 de setembro foi um verdadeiro encontro de comunhão entre secretariados e movimentos juvenis. Foi muito bom sentir Setúbal no pulsar da Igreja Una… O motivo passou pela preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2022, envolvendo os dirigentes de cada secretariado e movimento que simplesmente deram a cara pelo grupo de pessoas que representam.

Todos tiveram a oportunidade de contribuir para uma reflexão que, de certeza, apoiará na elaboração do Itinerário Formativo que estará na base das etapas prévias, da própria JMJ e da pós-JMJ. Sim, porque não queremos que as graças desta Jornada fiquem guardadas somente para 2022; queremos que sejam a rampa de lançamento para (re)acender a chama e a alegria de seguirmos Jesus!

Comecemos a fazer caminho já, hoje, rezando por toda a equipa do Departamento da Juventude. Que todos sejam verdadeiros instrumentos na construção desta obra de Deus.  nós? Ofereçamos os nossos dons… Pois sinto que todos temos lugar neste caminho, como Pedras Vivas! Façamo-nos Presentes!

Ana Inês Agostinho, Convívios Fraternos de Setúbal

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal