Professores de EMRC em formação: “O sonho de alcançar novas vitórias na escola”

20191004-EMRC-Formacao-01

Alguns professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) inscreveram-se e participaram em mais uma acção de formação promovida pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) neste início de ano lectivo, dedicado ao tema “Avaliação e critérios de avaliação em EMRC numa perspectiva inclusiva”.

É importante nunca “adormecer” à sombra dos conhecimentos adquiridos e de alguma experiência acumulada. O sonho de alcançar novas vitórias na escola (educação integral das alunas e dos alunos) deve incentivar-nos a rever processos e a buscar continuamente novos projectos e soluções pedagógicas, educativas, formativas e avaliativas.

No início de um novo ano lectivo, confrontados com novas exigências no ensino e na avaliação, precisávamos de ler ou de reler a nova legislação, adaptarmo-nos às novas circunstâncias e criar novos e variados instrumentos de avaliação. A alguns de nós, avançados na idade, custa-nos mudar ou inovar. Mas é muito estimulante lidar todos os dias com a novidade. Todos, alunas/os e professores, formamos o presente e o futuro do mundo.

As professoras Rita Gil e Stela Batinas foram óptimas formadoras e companheiras deste sábado em Setúbal. Todos nos aventurámos mais um bocadinho pelas vias da esperança, da alegria, da partilha e da reflexão que estimula, cura e anima. Todos sentimos que as duas formadoras estavam por dentro do assunto e das questões mais prementes que a todos nos afligem. Todos queremos fazer o melhor nas nossas escolas e nas nossas vidas. Elas souberam motivar-nos, esclarecer-nos e também incomodar-nos.

É muito fácil perder um sábado em Setúbal dedicado a estas questões. Estamos ali na sala sem alunos, descontraídos… de certa forma felizes. Estava a chover na rua, mas na sala não. O dia-a-dia da escola é muito exigente. Sentimos muitas vezes a dificuldade que é ver trinta alunos na sala e um professor ou uma professora sozinha(o) a navegar nesse mar tormentoso. Como é que se pode levar esse barco adiante sem perder ninguém pelo caminho?

Obrigado Rita. Obrigado Stela.

José Manuel Leite Teixeira, Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas

04 de Outubro de 2019