Pré-Seminário: Padre Leonel Neves e Padre João Paulo Duarte tomaram posse de nova missão

20191110-Pre-Seminario-01

No passado dia 4 de Outubro, teve início o primeiro encontro desde ano lectivo do Pré-Seminário. Quinze jovens provenientes de diversas paróquias da nossa diocese juntaram-se na Quinta do Bom Pastor, no Seixal, para um fim de semana de oração, passeios e convívio.

O tema do encontro era “Tudo ou Nada”. Nesse contexto, alguns seminaristas ajudaram nas reflexões de grupo, que incidiram sobretudo nas vocações de Abraão e Moisés. No sábado à tarde, passeámos até ao Cabo da Roca, em Sintra, e descemos à Praia Grande para um exigente jogo de frisbee e a oração do Terço. À noite, para dar esgotar todas as energias, ainda tivemos o habitual torneio de futebol, com a equipa dos seminaristas a dominar o cenário. Durante o fim de semana, foi também possível visitar a exposição “Brincar diante de Deus”, com peças de Matisse, Vieira da Silva e Lourdes Castro.

O encontro teve ainda a particularidade de coincidir com a passagem de testemunho do Pe. Rui Gouveia, que ao longo dos últimos anos tem dinamizado as actividades do grupo. Como sempre, não faltou a marca da familiaridade que se desenvolve entre todos os intervenientes do Pré-Seminário. Como lembrança de despedida, os pré-seminaristas mais velhos presentearam o Pe. Rui Gouveia com uma imagem de madeira do Bom Pastor e um pacote de lenços, que serviu mais para rir do que para enxugar as lágrimas.

Durante a oração de Vésperas do Domingo, presidida pelo nosso bispo, num gesto simples e simbólico, os padres Leonel Neves e João Paulo Duarte, recentemente nomeados respectivamente para director e vice-director do Pré-Seminário, tomaram posse desta nova missão.

Diogo Machado, seminarista

11 de Outubro de 2019