comprehensive-camels

Seminário: “Que seja um ano profícuo, vivido na entrega à vontade de Deus”

20191012-Seminario-01

Como é habitual anualmente, mais uma vez se reuniu no Seminário Maior de S. Paulo em Almada, no passado dia 7 de Outubro, memória de Nossa Senhora do Rosário, a sua comunidade e várias centenas de pessoas amigas e colaboradoras.

Pelas dezoito horas iniciou-se a celebração eucarística, com vésperas, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e concelebrada por mais de duas dezenas de sacerdotes e de diáconos da Diocese.

O Reitor do Seminário, Padre Rui Gouveia, começou por dar as boas vindas a todos e desejar que este seja um ano profícuo, vivido na entrega à vontade de Deus, que assim se iniciava de forma solene, em clima de oração e canto, bastante participado pelos presentes que enchiam por completo a capela.

Seminário, obra de missão e entrega

Na homilia, o Bispo de Setúbal apresentou o itinerário de seminário como uma obra de missão e de entrega, baseada nos valores do evangelho e no ambiente que neste processo de formação se deve aprender a construir, centrado nas virtudes teologais de fé, esperança e caridade. Deu um especial relevo à família que se constitui neste ambiente fraterno, tendo o reitor como a imagem do Pai que cuida e transmite os valores para a vida no sacerdócio.

Referiu, ainda, que só vivendo assim se pode, neste lugar, encontrar a fonte de onde emana o sustento de uma vida espiritual e de proximidade com o outro num caminho de evangelização cada vez mais pertinente. Deu exemplos da sua própria vida e de como a família tão bem entendeu a sua vocação. Não deixou ainda de apelar à oração para o caminho que se está a fazer na diocese com os jovens rumo à Jornada Mundial da Juventude em 2022.

No jantar, para o qual todos foram convidados, foram apresentados os doze seminaristas, bem como o reitor e vice-reitor que fazem igualmente parte da comunidade, sendo de enaltecer este ano a entrada dos formadores Padre José Carlos Eugénio e Padre Armando Azevedo. A merecer igualmente destaque a entrada do André Salgado no Ano Propedêutico.

Após estas apresentações seguiu-se um agradável jantar bem confecionado e vivido num ambiente de partilha fraterna que a todos agradou.

José Almeida Raposo, seminarista

Partilhe nas redes sociais!
12 de Outubro de 2019