Juventude: Bispo de Setúbal convidou equipa coordenadora “a olhar para a Igreja com fé, amor, esperança e gratidão”

20191013-Juventude-Equipa

No passado domingo, dia 13 de outubro, a equipa coordenadora do Departamento da Juventude de Setúbal reuniu-se para um momento de reflexão, estudo e aprofundamento, de forma a conduzir o seu trabalho pastoral à luz das conclusões despertadas pelo Espírito Santo no Sínodo sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Voacional.

A Casa Provincial das Irmãs da Apresentação de Maria, na Baixa de Palmela, acolheu este encontro que culminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que abençoou a equipa na sua missão.

Na homilia, D. José Ornelas referiu-se à ação de graças como o centro da fé dos cristãos e convidou a equipa a olhar para a Igreja com fé, amor, esperança e gratidão.  “A nossa Igreja não é perfeita mas nela o Senhor vai fazendo maravilhas. Não é esquecer o mal que existe. É dizer que Deus está a trabalhar connosco. O louvor é a expressão da fé!”, disse.

O Bispo diocesano apelou a que neste caminho pastoral se procure ajudar os jovens a fazer uma leitura de louvor da realidade: “Aquilo que nós queremos é precisamente ajudar os nossos jovens a reconhecer que Deus não é um ‘parceiro dos meus negócios’, mas Aquele que gratuitamente me ama.”

No final da Eucaristia, o Pastor da Diocese sadina, a equipa coordenadora e os seus assistentes deram graças pelas comunidades, pelos jovens e por todos os agentes que os acompanham. A exemplo de Maria, pediram ao Senhor que os ajude também a levantar os olhos para o Céu em agradecimento pelos dons recebidos, que ilumine e conduza sempre os seus passos com confiança.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

18 de Outubro de 2019