Novos catequistas em formação para “orientar as catequeses na direção certa”

20191013-Novos-Catequistas-Formacao

A formação para novos catequistas organizada pelo Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência, decorreu no Seminário de Almada, das 10h às 17h, no passado dia 13 de outubro, consistindo em três partes distintas.

Leia, em seguida, o testemunho de Francisco Santos, catequista da Paróquia da Quinta do Conde

A primeira e segunda partes da formação foram orientadas para a missão do catequista e objetivo da catequese. Realizada de manhã, esta introdução e consequente aprofundamento, serviu para dar um objetivo claro ao que significa ser catequista, o que faz com que seja mais fácil dar catequese.

Sinto que este aprofundamento me vai ajudar no futuro a orientar as catequeses na direção certa, uma direção que eu desconhecia até ter vivido esta formação.

O almoço partilhado pode não parecer parte da formação – e de facto não são abordados temas– no entanto, a experiência humana em si ajudou a que os futuros catequistas tivessem mais à vontade para a terceira fase dos trabalhos.

A última parte da formação consistiu sobretudo na apresentação do programa de catequese, dos catecismos, e em formas criativas de o transmitir aos catequisandos. Fez-me perceber, através da partilha de experiências entre os catequistas e a formadora, que as condições entre as paróquias não são as mesmas e que, consequentemente, existem formas diferentes de dar catequese e que também há muitas formas de transmitir aos catequisandos a mensagem do Evangelho.

No geral, foi uma formação pertinente e muito útil. De facto, sinto que me ajudou a perceber o porquê de ser catequista e com esse porquê, essa razão, será mais fácil e mais satisfatório testemunhar a palavra de Deus.

Francisco Santos, comunidade da Nossa Senhora da Esperança, Paróquia da Quinta do Conde

18 de Outubro de 2019