Bispo da Igreja Greco-Católica Ucraniana visitou comunidades de Montijo e Setúbal

20191025-Greco-Catolica-Ucraniana-02

O bispo da Igreja Greco-Católica Ucraniana, D. José Milyan, chefe do Departamento de Migração Pastoral, iniciou uma visita pastoral às comunidades ucranianas em Portugal. Durante a sua visita pastoral, o bispo encontrou-se com as comunidades dos fiéis de Montijo e Setúbal, cujo capelão é Pe. Ivan Petliak.

Durante a visita, D. José Milyan, juntamente com os padres do Departamento de Migração Pastoral, Pe. Andriy Hakh e Pe. Vitaliy Khrabatyn teve a oportunidade de conversar com o bispo da diocese de Setúbal, D. José Ornelas.

A reunião começou com uma oração à Bem-Aventurada Virgem Maria, presidida por D. José Milyan. Durante a homilia, o bispo exortou os fiéis a abrirem os seus corações à cooperação, vivendo no amor de Deus e ao próximo: “Todas as nossas vidas são mudanças, mudanças que são chamadas a desenvolver-nos e progredir. Quem não é capaz de mudar, não é capaz de progredir.”

D. José Milyan expressou sua gratidão ao bispo de Setúbal pelo acolhimento e apoio às nossas comunidades, e agradeceu Padre Ivan Petliak pelo seu trabalho pastoral aqui em Portugal.

O Bispo também agradeceu a todos os paroquianos por, mesmo tão longe de casa, conseguirem permanecer ucranianos, permanecerem eles mesmos e serem cristãos.

Nazar Kruk, seminarista

25 de Outubro de 2019