Cursilhos de Cristandade: Ultreia diocesana assinalou início de ano pastoral

20191010-Ultreia-MCC-01

Realizou-se, na noite do dia 10 de Outubro, no Salão Paroquial da Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Vale de Figueira, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), da nossa Diocese de Setúbal, na qual marcaram presença inúmeros cursilhistas, provenientes de todas as Vigararias da Diocese.

Com tal evento os Cursilhistas assinalaram o início do presente Ano Pastoral, manifestando o seu compromisso de serem apóstolos de Cristo nos seus ambientes, e de permanente disponibilidade para servir a Sua Igreja.

A Ultreia iniciou-se com um Rollo do 4º dia proclamado por uma jovem e entusiasta cursilhista da Vigararia do Montijo.

A sua partilha foi realmente um dos momentos altos da nossa Ultreia, tendo iniciado a mesma com uma Leitura da Sagrada Escritura: da Carta aos Romanos, 12, 9-20.

Na verdade, cada um de nós, com os seus dons e atributos, faz parte integrante da Igreja: todos somos os membros que juntos formamos um só corpo em Cristo. Nesse sentido, todos somos igualmente relevantes nesta caminhada, pelo que é essencial estarmos sempre atentos e nunca nos acomodarmos, por forma a corresponder à chamada que Deus nos faz a cada momento!

E foi o que a nossa Rollista nos transmitiu, com grande emoção, realçando o quão a sua vida mudou desde que deixou Cristo entrar e permanecer no seu coração, e como ela própria, com o seu exemplo e modo de viver cristão, tem mudado outras vidas e caminhos, começando no seio da sua família.

As ressonâncias não se fizeram esperar e foram vários os irmãos e irmãs que exprimiram as suas partilhas e evidenciaram como Jesus Cristo mudou as suas vidas, em alguns casos de forma completamente radical, permitindo-lhes agora percorrer o caminho do Amor e da Alegria, quando até aquele encontro viviam tristes e alheados da família e da comunidade.

E os ensinamentos de S. Paulo, patrono dos Cursilhos, mantêm-se mais actuais do que nunca: estejamos sempre vigilantes para que, guiados pela mão de Jesus, possamos ser agentes de mudança, quer da nossa vida, quer da vida dos nossos irmãos, no caminho do bem.

Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”

Lídia Jacob

25 de Outubro de 2019