LOC/MTC: “Conciliar a vida familiar com o trabalho” foi tema de reflexão na Assembeleia Diocesana

20191106-LOC-MTC-Assembleia-Diocesana-02

A LOC/MTC de Setúbal (Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos) realizou no passado dia 27 de Outubro de 2019, na Igreja da Boa Água, Quinta do Conde, a sua Assembleia Diocesana. Estiveram presentes o Assistente Nacional, Padre Manuel Simões, José Manuel Raposo, Assistente Adjunto Diocesano, o Padre Horácio Noronha, bem como militantes dos grupos de base da Diocese.

Iniciámos com a oração e a participação na Eucaristia com a comunidade, onde foi informada a nossa presença. Agradecemos ao Padre Carlos Russo, pároco da Quinta do Conde, pelo acolhimento. Seguiram-se os trabalhos, com a avaliação pelos grupos, concluindo que foram atingidos os objectivos propostos em geral, por todos os grupos, mas é preciso mais empenho e compromisso.

Na apresentação e aprovação do Plano de Ação e Calendarização, aprovámos um agir pela dignificação do trabalho, onde nos comprometemos na Revisão de Vida, a prosseguir, actuar, despertar, defender, ajudar e a alargar, temos a preocupação pela expansão é preciso renovar. Temos que ser profetas da Esperança.

Para que se consiga dar resposta a tudo isto, é preciso formação. José Manuel Raposo orientou-nos sobre o tema «Conciliar a vida familiar com o trabalho». A família foi-se transformando ao longo dos tempos, desde a família romana à moderna: as modificações na família a partir da década de 60, a crise da instituição familiar no século XXI, a inserção massiva da mulher no mercado do trabalho. A família é um núcleo de tensões e de conflitos, mas também o lugar de encontro. Hoje o trabalho precário, por turnos, ao domingo, longe de casa, dificulta as relações familiares.

Todos tiveram a palavra para se expressar sobre o tema e sobre o conhecimento de  realidades próximas, especialmente nos locais de trabalho. O Assistente Nacional lembrou que a ação tem que partir de cada um de nós cristãos, acomodados e adormecidos, tendo que sair do nosso individualismo, a começar na família, no bairro e no trabalho. Estes são campos para a nossa ação.

Nesta última parte tivemos a alegria da visita do Vigário Episcopal para a Pastoral, Padre Luís Ferreira, que também nos incentivou no nosso caminhar.

O encontro terminou com o envio.

Na VII Revisão Constitucional (2005) – Capítulo I – Artigo 58, diz:

1. Todos têm direito ao trabalho.
  2. Para assegurar o direito ao trabalho, incumbe ao Estado promover:
    • A execução de políticas de pleno emprego.
    • A igualdade de oportunidades na escolha da profissão ou género de trabalho e condições para que não seja vedado ou limitado em função do sexo, o acesso a qualquer cargo, trabalho ou categorias profissionais.
    • A Formação cultural e técnica e a valorização profissional dos trabalhadores.

A palavra do Papa: «Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar!» (visita pastoral a Cagliari, 22 de Setembro de 2013)

Maria Emília Castanheira, responsável LOC/MTC Setúbal

06 de Novembro de 2019