Paróquia da Anunciada encerrou festas da padroeira com Frei Agostinho da Cruz

20191026-Concerto-Anunciada

No passado dia 26 de Outubro, realizou-se o concerto de encerramento das Festas em honra de Nossa Senhora da Anunciada, que decorreram de 20 de Setembro a 26 de Outubro de 2019. Este concerto, intitulado “Cantar Maria com Frei Agostinho da Cruz” realizou-se na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada e foi realizado em parceria com a Comissão dos 400 anos da morte de Frei Agostinho da Cruz.

No início deste evento foi exibida uma apresentação/filme, da autoria da jovem Sofia Silva, que sintetizou os muitos eventos e iniciativas que aconteceram no decorrer da revitalização das Festas em honra de Nª Srª da Anunciada.

Neste concerto, foram interpretadas, em estreia, cânticos originais da autoria de António Laertes, Rui Reis e Medievus Ensemble que musicaram poemas marianos de Frei Agostinho da Cruz. Interpretaram os cânticos os seguintes grupos: o já conceituado Medievus Ensemble, Arrabidinus, grupo musical que se constitui por ocasião deste concerto, que integra, entre outros elementos do Coro Juvenil da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Coro do Agrupamento 484, da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada.

No decorrer deste concerto, intercalando com a interpretação dos novos cânticos foram declamados, por Daniela Lopes, poemas de Frei Agostinho da Cruz. A apresentação do Concerto esteve a cargo da jovem Vicky Neto e a coordenação musical deste evento foi da responsabilidade de Ana Filipa Melro.

Contámos ainda com a presença do Dr Ruy Ventura, responsável, na Diocese de Setúbal, pelas comemorações dos 400 anos da morte e dos 480 anos do nascimento de Frei Agostinho da Cruz, que usou da palavra situando a figura do poeta da Arrábida no contexto histórico, eclesial e literário e nos falou também da relevância e da especificidade dos poemas dedicados a Nossa Senhora na obra literária de Frei Agostinho da Cruz.

Perante uma igreja repleta de público, este concerto constituiu – nas palavras de Ruy Ventura – “um dos mais interessantes, intensos e comoventes momentos de homenagem a Frei Agostinho da Cruz”. Destacou a grande qualidade de todas as intervenções, no que foi secundado pela generalidade dos presentes. Como elemento muito positivo, assinala-se a grande participação de jovens, tanto na assistência quanto na execução das peças musicais.

Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, Setúbal

06 de Novembro de 2019