“Jovem ConVida”: Convívios Fraternos retomam encontros vicariais

20191112-CF-Encontros-Vicariais-Jovem-Convida

Movimento inicia em novembro um ciclo anual de encontros assentes na vitalidade da fé e testemunho dos jovens

Neste ano pastoral, o Papa Francisco desafia os jovens a viver como protagonistas e a colocar-se na pele deste jovem que volta à Vida: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” (Lc7, 14), tema da Jornada Mundial da Juventude de 2020, celebrada no Domingo de Ramos.

“Como convivas, queremos ser JOVENS CONVIDA. Jovens que convidam outros, pelo testemunho das suas vidas, a seguir Jesus, permanecendo nas graças de Deus e sendo suas mãos, seus lábios, seus pés… seu corpo!” refere Ana Inês Agostinho, presidente do Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos.

“Sejamos um Movimento com ações vivificantes, crescendo em conjunto na descoberta constante de Deus, que é VIDA verdadeira!”, completa a responsável da iniciativa que acompanhará os jovens convivas até junho, numa dinâmica mensal.

Com o mote “Jovem conVida”, os primeiros encontros vicariais do ano pastoral decorrem entre 12 e 24 de novembro de 2019:

• Barreiro-Moita e Montijo: 12 de novembro, às 21h00, na Igreja de São José Operário, na Baixa da Banheira;
  • Palmela-Sesimbra: 19 de novembro, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, na Quinta do Conde;
  • Almada: 20 de novembro, às 21h00, na Igreja de São José Operário, no Feijó;
  • Caparica: 22 de novembro, às 21h00, na Igreja da Sagrada Família, na Vila Nova da Caparica;
  • Seixal: 22 de novembro, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Seixal;
  • Setúbal: 24 de novembro, às 16h00, na Igreja de São Paulo, em Setúbal.

A nova vivência do Movimento, que é particularmente vocacionado aos jovens, acompanha a renovação da pastoral juvenil que se realiza em toda a Igreja e em particular na nossa Diocese, com o Triénio da Juventude e com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, que em 2022 decorrerá em Lisboa.

Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos quarenta anos de presença do movimento em Setúbal, contabilizam-se atualmente 83 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2730 jovens.

Secretariado dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal

12 de Novembro de 2019