Palmela – Capela de São João Baptista: Paróquia, Diocese e Autarquia assinaram Protocolo de Cooperação

20191112-Palmela-Protocolo-Capela-Sao-Joao-03

No dia 6 de novembro de 2019, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e o Pároco de Santa Maria e São Pedro de Palmela, Pe. José Miguel Joaquim, assinaram o Protocolo de Cooperação entre a Diocese de Setúbal, o Município de Palmela e a Paróquia de Palmela no âmbito da requalificação e gestão da Capela de São João Baptista. Na mesma ocasião, foi também assinado o Contrato de Comodato entre a Paróquia de Palmela e o Município de Palmela.

O Contrato de Comodato estabelece a cedência da Capela ao Município durante 25 anos, de modo a que este se possa candidatar a programas de financiamento comunitário, estadual ou outros, com vista à promoção das necessárias obras de reabilitação e requalificação. O Protocolo de Cooperação, também com prazo de 25 anos, estabelece os termos em que a Diocese, o Município e a Paróquia realizarão a gestão conjunta da Capela, visando a sua identificação como espaço religioso e cultural, assim como o estudo, conservação, valorização e divulgação do património histórico-cultural e religioso.

A Capela de São João Baptista, datada do séc. XVII, tem vindo a degradar-se progressivamente. Nas intervenções que se seguiram às assinaturas, o bispo diocesano, o edil palmelense e o pároco congratularam-se por, nesta ocasião, se ter dado um passo fundamental para a recuperação da Capela de São João Baptista e para que esta venha a ser um pólo religioso, cultural e patrimonial de referência a nível local e regional.

Pe. José Miguel Joaquim, pároco de Palmela

12 de Novembro de 2019