“Sempre unidos, somos sempre um só” – Convívio Fraterno 1384

20191112-CF-1384

Iniciou-se na noite do dia 31 de outubro, o Convívio Fraterno 1384, no lar de férias da Casa do Gaiato na Arrábida. Durante 3 dias, 30 jovens da nossa diocese de Setúbal tiveram a oportunidade de realizar um encontro profundo com eles próprios, com Deus e com os outros.

Começámos no dia de Todos os Santos a entender que o caminho para a Felicidade é feito dia a dia, passo a passo, estando atentos ao que nos rodeia e àquilo que foi traçado para nós. No segundo dia, tivemos a graça de ter connosco, logo pela manhã, o nosso bispo D. José Ornelas, que nos ajudou a perceber que este caminho nem sempre é fácil. No entanto, não caminhamos sozinhos. O Pai do Céu caminha sempre connosco e, mesmo quando não o reconhecemos, Ele está lá para nos ajudar. Por fim, no último dia, entendemos que os outros nos ajudam e que é na Igreja que fazemos caminho para a Santidade: “Sempre unidos, somos sempre um só”.

Para ajudar estes novos convivas contámos com uma grande equipa coordenadora, com a presença da irmã Elodie Filipe e do nosso diretor espiritual, o Padre José Maria. Tivemos, ainda, a equipa SOS, sempre presente através do serviço, da oração e do silêncio.

Além de todos estes, muitos foram aqueles que se fizeram presentes no convívio com a sua oração. Foi com muito entusiasmo e emoção que nos juntámos a essas mesmas pessoas e à restante família conviva no final do dia de Domingo, que nos esperava no Centro Social e Paroquial Padre Manuel Gonçalves no Montijo, para celebrarmos o encerramento.

Vivemos um forte tempo de partilha onde os novos convivas e a equipa nos contaram aquilo que traziam nos seus corações, sendo recompensados com a perseverança, o amor e o exemplo de tantos outros convivas que, mesmo tendo feito o seu convívio há muito ou pouco tempo atrás, se fizeram presentes para retomar forças para o 4º dia.

O encerramento culminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo nosso vigário geral, Padre José Lobato, onde foram dadas graças pela entrega, pelo serviço e pelos novos convivas que vão, agora, cheios de força mostrar, pelo mundo, a sua herança.

Fábio Sousa, 1º coordenador CF 1384

12 de Novembro de 2019