Charneca de Caparica: Dedicação do altar da Igreja Matriz

20191115-Charneca-Caparica-Altar-01

No domingo, dia 10 de Novembro, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à Eucaristia durante a qual dedicou o novo altar da Matriz da Charneca de Caparica, e benzeu também o novo sacrário.

Na ocasião, o prelado referiu-se à importância do ritual a que iria presidir, para dizer que pela dedicação a Deus, as pedras são sinal de Cristo, tal como nós também como pedras vivas no meio do mundo. E lembrou que Cristo é Aquele que vem para saciar a nossa fome de vida.
Explicando ainda todos os gestos específicos do dia – aspersão do povo e do altar, unção, incensação, revestimento e iluminação – o bispo de Setúbal pôde ainda incentivar a comunidade a prosseguir a renovação, para melhor ser presença viva no meio da sociedade.

Estiveram presentes diversos autarcas, com destaque para a Vereadora da Câmara Municipal de Almada, Teodolinda Silveira, em representação da presidente da edilidade, Inês de Medeiros.

No fim, o pároco fez diversos agradecimentos, anunciando ainda o que fica a faltar e que surgirá nos próximos meses. No âmbito das comemorações dos 60 anos da Igreja Matriz: o ambão, a pia baptismal, a grande tela para o retábulo, e claro, a nova Igreja e creche.

A encerrar todos puderam assinar a acta que regista o acto.

Padre Francisco Mendes, Pároco da Charneca de Caparica

15 de Novembro de 2019