comprehensive-camels

CNE: Escuteiros trabalham liderança na Escola de Fuzileiros

20191119-CNE-Curso-Guias-05

Curso de Guias juntou quase 600 escuteiros da Região de Setúbal que já começaram a preparar o próximo Acampamento Regional.

A Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro, acolheu no fim de semana de 16 e 17 de novembro, equipas de animação, guias, arrais e asas, para uma formação em liderança. O grupo era composto pelos escuteiros que estão à frente das suas unidades, para que recebessem mais competências que os auxiliem na gestão das suas equipas e a estimular ainda mais os seus elementos. No caso do escutismo terrestre, escutismo marítimo e escutismo aéreo, estes responsáveis recebem o nome de Guias, Arrais e Asas respetivamente.

Os trabalhos começaram por ateliers de formação, abrangendo temas como Gestão de Conflitos, Cargos, Animação de Reuniões, Liderança, entre outros.

Os dirigentes que integravam as equipas de animação foram também desafiados a um momento de formação sobre o Sistema de Progresso. Puderam ficar a par das novidades nesta matéria que é central no processo educativo dos jovens escuteiros. Esta ação fez já parte do novo modelo de formação contínua que obriga cada dirigente a frequentar anualmente, alguns momentos formativos.

O Curso de Guias seria também a ocasião para pôr em marcha o próximo Acampamento Regional (ACAREG).

Com o tema genérico “Era uma vez…” os jovens foram desafiados a propor os subtemas para o ACAREG 2020. Entre as várias faixas etárias, que no escutismo estão divididas em Secções, a criatividade gerou muitas propostas que acabariam votadas até se chegar a um consenso. O tema proposto por cada Secção será agora trabalhado e enriquecido a nível local ao longo do ano.

No decurso desta atividade procedeu-se ainda à eleição dos representantes dos Guias, que este ano deverão preparar-se para o Encontro Nacional de Guias, com o tema “A Sustentabilidade”.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
26 de Novembro de 2019