CNE: Está em marcha o ACAREG 2020

20191126-CNE-ACAREG

“Era uma vez…” é o tema de arranque para a criatividade dos jovens

Começa como as histórias… mas não é fantasia, vai ser uma realidade em 2020. Entre os dias 1 e 8 de agosto do próximo ano, milhares de escuteiros da Região de Setúbal vão acampar juntos, construindo uma cidade especial. Não apenas pelo facto de ser em lona e com um “mobiliário” de troncos e sisal, mas pelo espírito partilhado e pelo que ali vai acontecer.

O Sesimbra Natura Park será o local para o Acampamento Regional (ACAREG) que desta vez se inspirou nos famosos desenhos animados da série “Era uma vez”, que muitos guardam ainda na memória. Nos anos 80 estas eram histórias que nos projetavam para o conhecimento do corpo humano, para a descoberta da história e para a exploração do universo. Esta curiosidade pelo desconhecido e a vontade de superar os limites, serão ingredientes essenciais para esta grande atividade.

Recentemente, quase 600 escuteiros da nossa região, estiveram reunidos na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro para o Curso de Guias. A ocasião serviu também para as várias Secções avançarem com temas que irão enquadrar o imaginário e as atividades do ACAREG.

O acampamento regional é uma atividade que congrega todos os escuteiros de uma Região. No nosso país, o escutismo católico está organizado em regiões que são coincidentes com os limites geográficos das dioceses respetivas.

Esta atividade será estruturada de acordo com um imaginário que visa proporcionar o crescimento dos jovens em diversas vertentes e dirige-se a todas a faixas etárias que, no escutismo estão estruturadas da seguinte forma: Lobitos dos 6 aos 10; Exploradores/Moços/Aventureiros (consoante se trate de escutismo terrestre, marítimo ou aéreo respetivamente) dos 10 aos 14; Pioneiros/Marinheiros/Tripulantes dos 14 aos 18; e Caminheiros/Companheiros/Aeronautas dos 18 aos 22 anos.

Na Região de Setúbal o último ACAREG foi em 2014 e SetMares foi o tema que congregou então os escuteiros na Herdade do Cabeço da Flauta em Sesimbra.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

26 de Novembro de 2019