Juventude: “Animadores… #GetReady” contou com a participação de 190 agentes de pastoral juvenil da Diocese

20191121-Get-Ready-04

De 14 a 16 de novembro, decorreram as primeiras sessões de formação para animadores, no âmbito do itinerário #GetReady. As paróquias da Cova da Piedade, Afonsoeiro (Pastorinhos) e Quinta do Anjo abriram as suas portas para acolher a realização destes momentos formativos, que contaram com a participação de 190 agentes da pastoral juvenil, oriundos de 45 paróquias da Diocese de Setúbal.

Nestas sessões, o Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal apresentou o itinerário #GetReady, proposto pelo Bispo de Setúbal, que deseja unir toda a Diocese num caminho de preparação rumo (e para além) à próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Este itinerário encontra-se a ser construído com base na análise das respostas dos jovens aos questionários “Faz-te ouvir!”, das conclusões do Sínodo dos Bispos sobre “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”,  da auscultação aos secretariados e movimentos juvenis, bem como da reflexão e partilha da equipa do Departamento da Juventude.

Durante o primeiro ano, a caminhada espiritual orientada para a JMJ pretende ser um tempo de fortalecimento e aprofundamento da relação dos jovens com Jesus, tendo acolhido o tema: Jovem, eu te digo, levanta-te! (Lc7,14), proposto pelo Papa Francisco para a JMJ 2020, que se celebra no Domingo de Ramos.

Neste sentido, a formação de animadores assume um papel fundamental, de modo a promover a experiência do acompanhamento, como estratégia fundamental para o fortalecimento da fé. Assume ainda a sinodalidade como forma de caminho, tendo a preocupação de criar pontes e chegar a todos.

A JMJ é essencialmente uma experiência de encontro com Cristo, uns com os outros, e com toda a Igreja. Assim, a proposta é que vivamos, desde já, esse espírito de comunhão, dentro da nossa Diocese. Assim, enquanto Igreja Diocesana somos todos (i.e., jovens, párocos, agentes da pastoral juvenil) desafiados a fazer encontro, em três níveis:

• Nas paróquias: todos os grupos paroquiais se irão reunir mensalmente para refletir, rezar, partilhar e conviver. Os temas serão facultados pelo Departamento da Juventude aos animadores e aos párocos.
  • Nas vigararias: para o mês de maio, é proposto que os jovens se juntem vicarialmente para a realização de uma ação missionária.
  • Na diocese: em março e julho a proposta de encontro é com toda a Diocese:
    • 06 março: Via Sacra Jovem,
    • 05 julho: Dia Diocesano da Juventude.

Para os animadores, o itinerário aprofundar-se-á com mais um momento formativo, promovido pelo Departamento da Juventude, entre 27 e 29 de fevereiro, pretendendo dar resposta ao desafio do acompanhamento dos jovens e potenciar o sentido de participação neste caminho diocesano da juventude.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Juventude: #GetReady rumo à JMJ Lisboa 2022 – Itinerário de preparação vai começar

26 de Novembro de 2019