Faleceu, ontem, dia 15 de dezembro, o Padre António Oliveira, antigo pároco de Laranjeiro-Feijó. As exéquias têm lugar hoje, pelas 15h00, em Pombeiro (Felgueiras) onde estarão presentes cerca de trinta pessoas da comunidade paroquial do Feijó.
O Padre António Oliveira, oriundo do Norte e membro da Congregação da Missão, veio até à Caparica passar umas férias e o então Pároco da Cova da Piedade, Padre António Sobral, logo aproveitou a disponibilidade do jovem sacerdote e lhe pediu colaboração. Acabou por ficar, com autorização do seu Superior, na paróquia, com especial dedicação à zona do Laranjeiro-Feijó, onde tinha nascido um então improvisado Centro Comunitário. Mais tarde foi criado o Vicariato (hoje dizemos “quási-paróquia”) e o padre António foi nomeado, ainda pelo Patriarca de Lisboa, Vigário interino deste Vicariato. Já em tempo da Diocese de Setúbal, o Vicariato passou a Paróquia e o Padre António foi o seu primeiro Pároco.
O Padre António percorreu, pois, connosco o caminho da preparação, criação, primeiros passos e de largos anos de vida diocesana.
Pastor dedicado, discreto, mas sempre disponível para assumir, com sentido de responsabilidade, para além da missão da Paróquia e do Centro Social Paroquial, serviços diocesanos de coordenação pastoral e de aconselhamento do Bispo.
A Igreja diocesana de Setúbal está profundamente grata a este pastor e aos seus superiores religiosos que concordaram com a entrega da maior parte da sua vida sacerdotal do Padre António a esta porção do Povo de Deus, vivendo aqui o seu carisma religioso, o serviço do Evangelho.
Que o Bom Pastor o acolha e o recompense no Céu pelo dom da sua vida ao serviço do Reino de Deus.
Nota biográfica
Nasceu a 22/03/1939 em Cachada, concelho de Felgueiras, diocese do Porto.
Frequentou os Seminário de Oleiros (Felgueiras), Mafra e Pombeiro, da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e foi ordenado presbítero no dia 02/08/1965.
Depois de ter sido professor no Seminário de Oleiros e capelão militar, veio para a Cova da Piedade, onde foi, desde 1972, Vigário Paroquial.
Em 01/01/1971, fora criado o Vicariato Paroquial de São José Operário no Laranjeiro-Feijó, ao qual o Padre António se foi dedicando mais diretamente. Em 25/05/1975, nas vésperas da criação da nova diocese de Setúbal, o Padre António Oliveira é nomeado Vigário paroquial Interino de Laranjeiro/Feijó e em 03/06/1984, com a elevação do Vicariato a Paróquia, o Padre António de Sousa Oliveira é nomeado Pároco da nova Paróquia, onde permaneceu até ao Verão de 2010. Terminando a sua missão de pároco, permaneceu ainda algum tempo na diocese de Setúbal, como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almada.
De 1990 a 2000 foi Vigário Forâneo de Almada, por 2 mandatos. De 2011 a 2016 foi membro do Conselho Presbiteral.
- Padre António Oliveira, no Verão de 2008, na Missa Nova do Padre Rui Gouveia (da esquerda para a direita: Padre Marco Luís, Padre António Oliveira, Padre Rui Gouveia e Padre Fernando Paiva)
- Padre António Oliveira (à esquerda) com o Senhor Cónego João, então Vigário Episcopal da Região Pastoral de Setúbal no Centro Comunitário de Feijó, do Vicariato de São José Operário
Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal