comprehensive-camels

Óbito: Faleceu o Padre António Oliveira

20191215-Falecimento-Pe-Antonio-Oliveira

Faleceu, ontem, dia 15 de dezembro, o Padre António Oliveira, antigo pároco de Laranjeiro-Feijó. As exéquias têm lugar hoje, pelas 15h00, em Pombeiro (Felgueiras) onde estarão presentes cerca de trinta pessoas da comunidade paroquial do Feijó.

O Padre António Oliveira, oriundo do Norte e membro da Congregação da Missão, veio até à Caparica passar umas férias e o então Pároco da Cova da Piedade, Padre António Sobral, logo aproveitou a disponibilidade do jovem sacerdote e lhe pediu colaboração. Acabou por ficar, com autorização do seu Superior, na paróquia, com especial dedicação à zona do Laranjeiro-Feijó, onde tinha nascido um então improvisado Centro Comunitário. Mais tarde foi criado o Vicariato (hoje dizemos “quási-paróquia”) e o padre António foi nomeado, ainda pelo Patriarca de Lisboa, Vigário interino deste Vicariato. Já em tempo da Diocese de Setúbal, o Vicariato passou a Paróquia e o Padre António foi o seu primeiro Pároco.

O Padre António percorreu, pois, connosco o caminho da preparação, criação, primeiros passos e de largos anos de vida diocesana.

Pastor dedicado, discreto, mas sempre disponível para assumir, com sentido de responsabilidade, para além da missão da Paróquia e do Centro Social Paroquial, serviços diocesanos de coordenação pastoral e de aconselhamento do Bispo.

A Igreja diocesana de Setúbal está profundamente grata a este pastor e aos seus superiores religiosos que concordaram com a entrega da maior parte da sua vida sacerdotal do Padre António a esta porção do Povo de Deus, vivendo aqui o seu carisma religioso, o serviço do Evangelho.

Que o Bom Pastor o acolha e o recompense no Céu pelo dom da sua vida ao serviço do Reino de Deus.

Nota biográfica

Nasceu a 22/03/1939 em Cachada, concelho de Felgueiras, diocese do Porto.

Frequentou os Seminário de Oleiros (Felgueiras), Mafra e Pombeiro, da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e foi ordenado presbítero no dia 02/08/1965.

Depois de ter sido professor no Seminário de Oleiros e capelão militar, veio para a Cova da Piedade, onde foi, desde 1972, Vigário Paroquial.

Em 01/01/1971, fora criado o Vicariato Paroquial de São José Operário no Laranjeiro-Feijó, ao qual o Padre António se foi dedicando mais diretamente. Em 25/05/1975, nas vésperas da criação da nova diocese de Setúbal, o Padre António Oliveira é nomeado Vigário paroquial Interino de Laranjeiro/Feijó e em 03/06/1984, com a elevação do Vicariato a Paróquia, o Padre António de Sousa Oliveira é nomeado Pároco da nova Paróquia, onde permaneceu até ao Verão de 2010. Terminando a sua missão de pároco, permaneceu ainda algum tempo na diocese de Setúbal, como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almada.

De 1990 a 2000 foi Vigário Forâneo de Almada, por 2 mandatos. De 2011 a 2016 foi membro do Conselho Presbiteral.

Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
16 de Dezembro de 2019