A comunidade paroquial de Santa Maria do Barreiro (Diocese de Setúbal) celebra, dia 18 deste mês, a festa da dedicação da sua igreja com a presença de D. José Ornelas de Carvalho.
A eucaristia da dedicação é presidida por D. José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal, que vai administrar também o “Sacramento do Crisma a várias dezenas de fiéis da comunidade, a maior parte deles jovens”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Foi nesse dia (18 janeiro), há 50 anos, que ocorreu a cerimónia da dedicação da igreja, presidida pelo cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira, sendo pároco o padre Francisco de Jesus Graça.
O lançamento da primeira pedra da igreja (que está por debaixo do altar-mor) foi a 24 de maio de 1959 tendo a sua construção começado logo no ano seguinte, mas só em 18 de janeiro de 1970 foi considerada concluída e “tornou-se espaço sagrado mediante o solene rito da dedicação de uma igreja”.
A celebração faz parte do programa de visita pastoral do Bispo de Setúbal à Paróquia de Santa Maria, no âmbito do triénio dedicado à Juventude na Diocese de Setúbal.
Agência Ecclesia e JM