Saúde: Renovação da pastoral na Diocese em andamento

20200115-pastoral-da-saude-reuniao

A reativação da Pastoral da Saúde da Diocese foi objeto de reflexão em reunião realizada a 15 de janeiro, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Setúbal.

Convocada pelo Vigário Episcopal da Pastoral, Padre Luís Ferreira, o encontro contou com a participação dos assistentes espirituais e religiosos dos Centros Hospitalares Barreiro/Montijo, Setúbal e Garcia de Orta, capelães das Misericórdias de Sesimbra, Canha e Azeitão e, ainda membros da anterior Comissão Diocesana, a Dr.ª Luísa Maria Santana e as enfermeiras Paula Gato e Carla Rocha.

Elaborou-se um plano de ação que passa pela reflexão nas reuniões de Vigararia sobre a necessidade da Pastoral da Saúde e a dinamização de núcleos paroquiais. A organização de três sessões de reflexão e diálogo sobre a Eutanásia, em distintas áreas da diocese, a dinamização do Dia Mundial da Pessoa Doente (11 de fevereiro) e a formação de voluntários são alguns dos projetos próximos da equipa a formar.

Espera-se, igualmente, a designação de uma Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde que integre, nomeadamente, representantes dos Assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares, Misericórdias, Vigararias e profissionais de saúde.

Padre Constantino Alves, Assistente Espiritual do Centro Hospitalar de Setúbal

15 de Janeiro de 2020