Unidade dos Cristãos: uma “amabilidade dentro do comum”

20200118-Celebracao-Ecumenica (8)-Banner

No passado sábado, dia 18 de janeiro, realizou-se na Igreja Evangélica Presbiteriana de Setúbal, uma celebração ecuménica que reuniu os responsáveis das diferentes Igrejas Cristãs presentes em Setúbal, no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Ao deixar a sua mensagem nesta celebração, o Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese, sublinhou a necessidade de aproximação e procura de pontos de convergência das diferentes Igrejas Cristãs.

“As nossas igrejas não são de iniciativa humana, não são associações de benemerência. Nasceram do coração e do Espírito de Deus. Somos unidos pela fé e pelo Batismo e, juntos, somos chamados, feitos discípulos e enviados” referiu o responsável, em representação do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

“Fortalecidas pela oração, as nossas Igrejas não temerão obstáculos, nem dificuldades. Nunca desistiremos de cumprir a nossa vocação e a nossa missão, no acolhimento a Cristo e amabilidade uns com os outros.”

Os recursos utilizados na celebração foram preparados por Igrejas Cristãs em Malta e Gozo, porque o tema centrou-se na hospitalidade. Hospitalidade evidenciada pelos habitantes da ilha em relação aos que sofreram o naufrágio no início do cristianismo em Malta, numa procura à reflexão sobre o flagelo dos migrantes que sujeitam a travessias perigosas do mar para fugir à guerra e à fome.

A passagem bíblica escolhida para 2020 foi tirada do livro dos Atos dos Apóstolos (27,18-28,10), narrando o naufrágio de São Paulo a caminho de Roma, com o tema “Acolheram-nos com extraordinária amabilidade fora do comum” (cf At 28,2).

O padre José Lobato realçou a importância do diálogo ecuménico bem como a realização de mais encontros de partilha e oração, para assim cultivar esta amabilidade e acolhimento e para que deixe de ser uma “amabilidade fora do comum” e se torne uma “amabilidade dentro do comum”.

Para além do Vigário Geral, padre José Lobato, e do Vigário Episcopal para a Pastoral, padre Luís Ferreira, em representação da Diocese de Setúbal, a celebração contou com a presença do Padre Ivan Petliak, da Igreja Greco-Católica da Ucrânia; do Padre Florentin Dobrescu, da Igreja Ortodoxa Romena; e dos Pastores José Salvador e Cassilene Quénia, da Igreja Presbiteriana e Metodista.

​Os cristãos presentes na celebração ecuménica foram ainda convidados a fazer uma partilha generosa, cujas ofertas reverteram para a Cáritas de Setúbal, especialmente para “os seus projetos de apoio aos mais desfavorecidos”.

“Quem dá não se torna mais pobre”

No âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa Francisco recebeu uma delegação da igreja luterana da Finlândia. Na audiência, o Santo Padre lembrou que “Quem oferece hospitalidade não se torna mais pobre, mas mais rico. Quem doa, por sua vez, recebe. Com efeito, a humanidade que demonstramos aos outros nos torna misteriosamente partícipes da bondade de Deus que se fez homem.”

JM

Ecumenismo: «Tentaram mandar-nos para a água mas conseguimos fugir, tivemos sorte» – Refugiado sírio

21 de Janeiro de 2020