Leigos para o Desenvolvimento: procuram-se pessoas para mudar o mundo!

20200122-apresentacao-leigos-para-o-desenvolvimento-banner

Sessão de apresentação dos Leigos para o Desenvolvimento (LD) a dia 28 de janeiro terá como objetivo apelar ao voluntariado internacional e nacional.

Estas sessões vão ter início às 21 horas e vão realizar-se no CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira) e no CREU-IL (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), em Lisboa e Porto respetivamente.

O intuito é apresentar os projetos dos Leigos para o Desenvolvimento, traçar o perfil do voluntário e o plano de formação para a missão. Além disso, há sempre a possibilidade de trocar experiências com voluntários que já estiveram em missão, colocar questões e pedir esclarecimentos sobre os Leigos para o Desenvolvimento, a missão e os projetos desenvolvidos pela associação.

Estas sessões destinam-se a jovens interessados numa experiência missionária em África e Portugal durante um ano, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos, com disponibilidade para partir em missão em setembro/outubro de 2020. O novo ciclo de formação de voluntários terá inicio em fevereiro. Mais informações aqui.

Carmo Fernandes, diretora executiva dos LD, realça a importância destas oportunidades de voluntariado e de intercâmbios internacionais, que não se tratam apenas de uma experiência para acrescentar ao curriculum mas “a Experiência que pode mudar e dar sentido à vida”.

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa. Atualmente conta com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, atuando preferencialmente na área da Formação e Educação, da Dinamização e Organização Comunitária, Empreendedorismo e Empregabilidade, Capacitação de Agentes Locais, Promoção do Voluntariado e Pastoral. Beneficiam dos seus projetos, em média, por ano, cerca de 50.000 pessoas e 150 organizações locais e já partiram em missão mais de 420 voluntários.

É na Diocese de Setúbal que se encontra a primeira missão de desenvolvimento dos LD em Portugal, mais concretamente nas freguesias da Caparica e do Pragal, no concelho de Almada, nos bairros abrangidos pela Paróquia de S. Francisco Xavier da Caparica, confiada pela Diocese à responsabilidade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Leigos para o Desenvolvimento

22 de Janeiro de 2020