“5P2P”: encontros de oração pretendem chegar aos que estão fora da Igreja

20200123-2p3p-banner

Vão acontecer uma vez por mês, à sexta feira, na Igreja da Boa Hora (Mosteiro dos Grilos) em Setúbal, pelas 21h30. Os encontros de oração “5P2P”, dinamizados pela comunidade Canção Nova, destinam-se a jovens entre os 17 e os 25 anos e são abertos a todos. A prioridade é chegar aos que estão fora da Igreja e (re)descobrir o valor da oração.

As palavras do Evangelho de São João “cinco pães e dois peixes”, da passagem bíblica que narra a multiplicação dos pães, dão inspiração a este projeto que se quer aberto a todos, e não apenas a uns quantos que façam parte de um já formado grupo eclesial.

Na verdade, este não é um grupo, mas sim a vivência daquilo que a Igreja tem como sua identidade íntima: a oração. Por isso, não devem ser entendidos estes encontros, como um grupo paroquial, vicarial ou diocesano. É, e será, uma proposta de oração onde todos, independentemente de quem são e de onde vêm, são convidados a estar com Jesus.

É por isso que todos são convidados a estar e a rezar, e depois a dar. A dar de si a Cristo que pede, não um pouco de nós, mas sim a nossa totalidade. Encontrámos, assim, o mote “dá tudo o que tens” como inspiração destas noites de oração.

Uma vez por mês convidamos os jovens a estar entre jovens e a rezar. Parece ser uma proposta pouco juvenil, mas num mundo onde pululam propostas de meditação, de reflexão, de inspiração e outras, parece-nos necessário que a Igreja, pelos jovens, volte a descobrir o valor da oração na vida concreta daqueles que podem e devem construir a Igreja do futuro.

A comunidade Canção Nova, atenta aos sinais dos tempos, aderiu desde a primeira hora a este desafio. Sejamos nós capazes de desafiar a um encontro aqueles que Deus colocar nos nossos caminhos.

Padre Casimiro Henriques, Pároco de S. Sebastião (Setúbal

23 de Janeiro de 2020