Catequese: sessão de formação “Despertar da Fé” refletiu a questão do sacerdócio

20200123-despertar-da-fe-07-banner

O projeto do Despertar da Fé, da responsabilidade do Secretariado Diocesano de Catequese, contou com mais uma formação para os agentes educativos dos Jardins de Infância da Diocese no passado dia 22 de janeiro.

A sessão, intitulada “Amar servindo: dom e mistério”, decorreu no Seminário de S. Paulo de Almada e participaram cerca de meia centena de pessoas de diversas instituições.

Na primeira parte, na sequência das formações anteriores, concluiu-se a apresentação dos Sacramentos com o da Ordem. O seminarista Diogo Machado explorou diversos aspetos históricos e antropológicos da noção de sacerdócio e concretizou-a a partir da figura de Jesus, numa visão bíblico-doutrinária-pastoral. Houve ainda tempo para falar sobre o itinerário formativo dos rapazes que se preparam para serem padres e esclarecer alguma questão.

Após intervalo para lanche, as educadoras de infância Sara Marques e Vera Viegas, do Centro Paroquial de S. André do Barreiro, apresentaram algumas atividades no âmbito da interioridade e que são desenvolvidas rotineira ou sazonalmente na instituição, focando-se particularmente no tempo litúrgico da Quaresma e Páscoa. Foi possível ainda partilharem connosco o projeto de pré-catequese que desenvolvem na paróquia e que não deixam de incentivar as famílias da instituição educativa a participarem.

A próxima ação formativa do Despertar da Fé será a 18 de março, no mesmo local, pelas 14h30.

Padre Rui Gouveia, Secretariado Diocesano da Catequese

23 de Janeiro de 2020