Comunicado: Ministério Público arquivou inquérito de suspeita de abuso sexual de menor no Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Cacilhas

O Ministério Público arquivou o inquérito sobre uma suspeita de abuso sexual de menor, alegadamente ocorrido no Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Cacilhas, em janeiro de 2019, que teria envolvido o seu presidente e pároco daquela localidade.

De acordo com cópia do despacho da Procuradoria da República da Comarca de Lisboa (DIAP – 2.ª Secção de Almada) remetido à Diocese de Setúbal na passada semana e datado de 07 de janeiro de 2020, “não se mostram reunidos indícios suficientes da verificação de crime nem de quem foi o seu autor”.

Refere a mesma notificação que “inexiste qualquer outro elemento de prova que permita corroborar o teor da denúncia”, não havendo “indícios suficientes da prática de crime que justifiquem a constituição do denunciado como arguido”.

A Diocese de Setúbal exprime a sua satisfação pela conclusão deste processo que vem confirmar a confiança que sempre manteve, e reafirma, na Direção do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Cacilhas, nomeadamente no seu presidente e pároco, bem como nos profissionais que ali trabalham e que garantem a segurança das crianças e demais utentes que lhes estão confiados.

A Diocese de Setúbal não deixa de lamentar que, de forma irresponsável, tenham sido veiculadas na praça pública, suspeitas graves que atentaram contra a verdade e a idoneidade de pessoas e instituições que tutelam e cuidam do bem-estar das crianças.

A Diocese de Setúbal reitera o seu intransigente compromisso em garantir a proteção das crianças, assegurando a total transparência das instituições e das pessoas que as integram, promovendo a colaboração com todas as autoridades envolvidas na investigação dos factos.

Comunicado: Conclusão de investigação por suspeita da prática do crime de abuso sexual de menores no Centro Paroquial de Bem Estar Social de Cacilhas

Comunicado: Alegada situação de abuso de menores em Centro Paroquial do concelho de Almada

23 de Janeiro de 2020