Juventude: musical “Uma Gota no Oceano” trouxe música, luz e cor à Diocese

20200119-Visitas-Pastorais-musical-12-bannersite

Por ocasião do encerramento das visitas pastorais do Bispo de Setúbal à vigararia do Barreiro/Moita, o Departamento da Juventude convidou a companhia de teatro Art&Sal para apresentar o musical Uma gota no Oceano.

No passado dia 19 de janeiro, o grupo oriundo dos Salesianos do Funchal encheu o palco da Casa da Cultura da Baía do Tejo de luz, cor, música e dança, contando a história da vida e obra de Santa Teresa de Calcutá.

Cerca de 800 participantes, entre os quais muitos jovens, vieram de todas as partes da Diocese de Setúbal, e ainda de dioceses vizinhas, para assistir ao espetáculo. Em cima do palco, 61 jovens e adultos narraram como um amor do tamanho de uma gota é capaz de transformar tantos tipos de pobreza e inundá-las num Amor maior.

No final do musical, D. José Ornelas, bispo de Setúbal, felicitou os jovens atores, cantores e bailarinos pelo seu belíssimo trabalho e salientou a mensagem transmitida através do exemplo da Santa Teresa de Calcutá: uma vida totalmente doada por amor, um modelo do “Partilha(r)-te” que dá nome ao triénio dedicado pela diocese sadina à juventude. Aos jovens presentes desafiou ainda a empenhar a mesma “gota de amor” na construção das suas paróquias, da Igreja, da sociedade e do mundo.

O Departamento da Juventude aproveita a ocasião para demonstrar um profundo e sincero agradecimento a todos (e a tantos) que contribuíram com a sua “gota” para a realização deste evento:

• À Diocese de Setúbal, pelo apoio inestimável;
  • À administração e à direção do Parque Baía do Tejo cuja generosidade e colaboração foram fundamentais para a realização deste espetáculo;
  • À Fundação Salesianos, particularmente aos Salesianos de Lisboa, na pessoa do Pe. João Chaves (diretor) e do Dr. Orlando Camacho (administrador), por todo o apoio prestado a tantos níveis: alojamento, alimentação, transporte, questões técnicas, recursos humanos, recursos materiais;
  • Ao Sr. Júlio Pinto, responsável da sala que mostrou toda a disponibilidade;
  • Aos vários técnicos que revelaram um apoio incansável;
  • Aos Convívios Fraternos de Setúbal, pelo apoio generoso no bar;
  • Ao coro de jovens da paróquia da Moita, pela alegria contagiante com que cantaram o hino do Triénio;
  • À paróquia da Amora, pela partilha generosa de dons alimentares;
  • A quem colaborou na divulgação do evento e na distribuição das entradas;
  • A tantas pessoas que ajudaram a preparar tantos detalhes e facultaram inúmeros adereços;
  • Às Paróquias da diocese pelo envolvimento;
  • Aos jovens que se dispuseram a estar presentes e a partilhar as suas vidas nesta conclusão vicarial;
  • A todos os que ofereceram a sua presença, amizade e apoio;
  • À companhia “Art&Sal” dos Salesianos do Funchal, que foram maravilhosos e brilhantes, e que nos recordaram que somos pequenas gotas neste mundo, em nome de Deus. Obrigado!

Departamento da Juventude

24 de Janeiro de 2020