Palavra de Deus: “Voltar à Palavra é voltar às raízes da nossa fé”

José Ornelas salienta a importância da escuta, da leitura e da implicação pessoal da Palavra na vida dos cristãos.

Em mensagem dirigida à Diocese por ocasião do 1º Domingo da Palavra de Deus, o Bispo de Setúbal sublinha que a escuta da Palavra é “quando começa a fé”, “que dirige a todos os crentes” e que “funda a Igreja.”

Especializado em Ciências Bíblicas em Roma e Jerusalém e doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, D. José Ornelas refere que “O cristão é uma pessoa de memória. Uma pessoa que recorda as maravilhas de Deus ao longo da história, mas que não fica voltado para o passado: encontra no hoje a realização dessa Palavra.”

“Em cada Domingo, em cada ocasião em que uma pessoa lê a Palavra de Deus, é como se estivesse a dizer “esta Palavra cumpre-se hoje em mim”, refere o prelado, num convite à implicação pessoal de cada um na Palavra lida e escutada.

“Queremos celebrá-lo [o Domingo da Palavra de Deus] com a esperança de que esta Palavra chegue ao interior do nosso coração e que vá modificando a nossa vida. Que nos faça dar testemunho de vida, que renove o mundo. Porque Deus, através da Palavra, renova todas as coisas”, acrescenta.

Em setembro de 2019, o Papa Francisco divulgou a carta apostólica “Aperuit illis” (“Abriu-lhes o entendimento”) onde anuncia a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas a decorrer no III Domingo do Tempo Comum, que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.

“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, escrevia Francisco nesse documento, acrescentando que a celebração do Domingo da Palavra de Deus visa “a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

Por esta ocasião, a Conferência Episcopal Portuguesa também se associou, disponibilizando online o primeiro volume da nova tradução da Bíblia, a publicação “Os Quatro Evangelhos e os Salmos”, elaborada por 34 investigadores a partir das línguas originais.

Relembre-se que em 2018, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, dinamizou um ciclo de onze sessões de leitura guiada do Evangelho de São Marcos. Os vídeos, apresentações e documentos dos “Encontros com Marcos” estão disponíveis aqui.

24 de Janeiro de 2020