Conversão de S. Paulo inspira Caminheiros de Setúbal

20200120-cne-saopaulo-ivseccao (3) - banner

“Conversão em nós” foi o tema da atividade regional de Caminheiros, realizada no Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra.

Durante três dias, 147 caminheiros da Região de Setúbal participaram na atividade S. Paulo, que todos os anos desafia os elementos da IVª Secção (entre os 18 e os 22 anos), a aprofundarem ainda mais, o exemplo de vida do seu patrono.

Desta vez os escuteiros foram desafiados a olhar a conversão de S. Paulo e perceber como ela também pode acontecer na vida de cada um.

Os caminheiros começaram por olhar Paulo como o perseguidor de cristãos, recordando que também hoje muitos cristãos continuam a ser perseguidos e a pagar com a vida o preço da sua fé.

A conversão foi vivida pelos caminheiros como algo que pressupõe um caminho, “feito tantas vezes de quedas, de cegueira, do encontro com o Homem Novo, do voltar a ver e de conhecer S. Paulo como apóstolo dos gentios” salientou Patrícia Correia, Secretária Pedagógica da IVª Secção.

Perante o itinerário de Paulo, os caminheiros foram desafiados a refletir em que ponto a sua vida se encontra, para que percebam por onde passa a conversão de cada um.

“A nossa conversão passa por ler mais, ouvir mais e buscar mais” afirmou a responsável pedagógica dos caminheiros nos momentos finais da atividade.

Nesta atividade regional, a cada caminheiro foi proposto que se responsabilizasse um pouco pelo outro, porque é na ajuda mútua que se torna mais fácil a conversão e o caminhar em Cristo, como fez S. Paulo.

A IVª Secção é composta por jovens entre os 18 e os 22 anos e corresponde à última fase do processo educativo no escutismo. O ideal do Caminheiro é o Homem Novo a exemplo de Cristo.

Nesta atividade participaram 147 caminheiros provenientes dos diversos Agrupamentos da Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas.

Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Setúbal

27 de Janeiro de 2020