Escolas Católicas ajudam alunos de Moçambique

20200125-APEC-apresentacao-projeto (8) - Cópia

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), cuja escola presidente é o Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, lançou uma campanha de apoio às escolas da Diocese da Beira, Moçambique, devastadas pelo ciclone Idai, em março de 2019.

A apresentação do projeto aconteceu no Seminário de Almada, no passado sábado, dia 25 de janeiro, com a presença de D. Claudio Dalla Zuana, arcebispo da Beira.

Fernando Magalhães, diretor do externato diocesano, referiu que os contactos com a Diocese da Beira começaram há um ano e que, para além da solidariedade mostrada, ficou acordado que seria criado um projeto de apoio à comunidade “quando já ninguém estivesse a falar sobre Moçambique, nós voltaríamos a lembrar”.

Recordando a passagem do ciclone, D. Claúdia Dalla Zuana refere que 90% dos edifícios da cidade sofreram, muitas casas foram destruídas”. As catástrofes provocaram elevados danos materiais e humanos. O número de mortos, ainda por apurar ascende às 600 pessoas.

A Igreja na Beira possui muitas escolas, com mais de 20 mil alunos. Com o ciclone perdeu-se muito material e os danos nas infra-estruturas são consideráveis. Apesar das construções estarem praticamente “recuperadas”, é preciso equipamentos como carteiras e material escolar.

A apresentação do projeto contou com a presença de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, que saudou a presença do arcebispo da Beira, de Dimas Pedrinho, Coordenador do Departamento de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã, e de alguns alunos do Externato Frei Luís de Sousa, que tiveram oportunidade de fazer algumas questões a D. Claúdio Dalla Zuana.

O projeto foi desenvolvido pelo Externato de Penafirme e abraçado por todas as escolas católicas. Para a recolha de donativos, a APEC abriu a seguinte conta bancária: PT50 5340 5426 1600 7033 0016 4.

27 de Janeiro de 2020