Seminário: jovens instituídos no ministério de Leitor em dia do patrono

20200125-seminario-instituicao-leitores (25) - banner

Celebração foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas que desafiou instituídos a servirem a Palavra “ao modo de Cristo”.

No passado dia 25 de janeiro celebrou-se a Festa da Conversão do Apóstolo São Paulo, padroeiro do Seminário Maior de São Paulo, em Almada. Este dia festivo foi assinalado, no Seminário, com a celebração da Eucaristia onde foram instituídos no Ministério de Leitor os seminaristas Afonso Pereira, José Cachaço e José Raposo, que se preparam para o ministério presbiteral.

Na homilia, D. José Ornelas refere que o anúncio da Palavra é “feito por todos, mas em especial por aqueles são instituídos com o objetivo de proclamar e ler a Palavra na comunidade e para fora dela”.

“Esta instituição lembra-nos aquilo a que nós somos chamados como cristãos, todos nós: a ler, a escutar, a discernir, a anunciar e a partilhar a Palavra com a comunidade”, elucidou o bispo diocesano.

Fazendo memória de São Paulo e lembrando o episódio da sua conversão, o prelado salientou que “o encontro com Deus é sempre através da Palavra” que significa “caminhos novos para cada um de nós.”

“Vocês, hoje, são instituídos no serviço da proclamação da Palavra, que, antes de mais, tem que ser assumida, servida ao modo de Cristo, que se fez Palavra viva e encarnada. A vida deve ser a vossa confirmação dessa Palavra que se escuta, que é partilhada e anunciada. Que ela seja sempre vossa companheira, alegria diária na liturgia, na oração, na meditação, no estudo, na partilha fraterna, na missão com os que ainda não a conhecem”, acrescentou.

Ao terminar, D. José Ornelas desafiou os jovens instituídos a ser “homens nascidos e educados, motivados e enviados pela Palavra de Deus.”

A celebração contou com a presença de D. Claudio Dalla Zuana, arcebispo da Beira (Moçambique), parte significativa do clero diocesano, a equipa de formação de Seminário, familiares e muitos fiéis que não quiseram deixar de participar neste momento.

JM

27 de Janeiro de 2020