Renovamento Carismático Católico: comunhão e unidade em assembleia diocesana

20200126-rcc-assembleia-diocesana (1) - Cópia

Realizou-se no passado Domingo, 26 de janeiro de 2020, na Casa de Santa Ana em Setúbal, a Assembleia Diocesana anual do Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese de Setúbal, com o tema “Senhor, eu quero ver novamente” (Mc 10, 51), a qual reuniu cerca de 300 pessoas.

Após o habitual acolhimento e louvor, a assembleia iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, concelebrada pelo assistente diocesano do RCC, Padre Sílvio Couto e contando com a presença do Diácono Gilson Garcia, da Comunidade da Aliança da Misericórdia.

Na homilia, o Bispo diocesano referiu-se de modo particular ao sentido da Palavra e da sua relação com o Espírito Santo. “A Palavra, que deve ser escutada, interiorizada e estudada, e o Espírito, andam juntos, pois Jesus é a Palavra feita carne.” “O Espírito de Jesus, que cura, que chama e que reúne, também está em nós. Assim, a Palavra trazida pelo Espírito deve ser proclamada bem alto, pois na comunidade torna-se vida e transforma o mundo!”. Em suma referiu que “Ter a plenitude do Espírito é acolher a Palavra de Deus, viver em comunhão com os outros e anunciá-la!”

No final da Eucaristia, o coordenador diocesano do RCC, Francisco Cercas, agradeceu a presença do Bispo, e dos outros clérigos presentes, sinal da comunhão que existe entre o Renovamento Carismático nesta Diocese e a Igreja, pois “o RCC existe para servir e renovar a Igreja e como tal não faz sentido sem ela”. Referindo-se às palavras proferidas pelo Bispo na homilia, disse que elas “resumem, de forma sublime, a missão de todos os cristãos e, de modo particular, dos que acolhem esta corrente de graça do Renovamento Carismático Católico, podendo a Igreja e o senhor Bispo contar connosco para ajudar a renovar e a vivificar a Igreja”.

A seguir ao almoço partilhado, houve um momento de vivência ecuménica, talvez pioneiro em assembleias do RCC em Portugal, para o qual foram convidados alguns irmãos cristãos não católicos. Aceitando o convite, esteve presente o Bispo anglicano Afonso Eduardo, um pastor e mais dois elementos da sua comunidade. Foram momentos de partilha e comunhão de enorme alegria e espírito fraterno que ajudaram a criar laços e a unir a Igreja. O Bispo Afonso Eduardo referiu mesmo que “A separação da Igreja é um grave pecado”.

Os ensinamentos do Diácono Gilson, de manhã e de tarde, no qual participaram duas Irmãs da sua comunidade, foram de uma grande riqueza e profundidade, com testemunhos da sua ação missionária e de misericórdia junto dos mais desprotegidos, nomeadamente os sem-abrigo, e que a todos tocaram profundamente. Esta assembleia procurou assim vivenciar a comunhão, não apenas com Deus e os irmãos, especialmente os irmãos mais pobres, mas também com de outras denominações cristãs com vista à unidade da Igreja, como é lema do organismo CHARIS que modera o RCC a nível mundial junto do Papa.

A assembleia terminou com a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Sílvio e com a presença do Padre Leo. No final, Francisco Cercas louvou o Senhor pelo enorme derramamento do Espírito Santo nesta assembleia e agradeceu a todos os que para ela contribuíram e participaram, não esquecendo a hospitalidade das Irmãs Salesianas da Casa de Santa Ana em Setúbal, que em verdadeiro espírito de comunhão e Igreja, cederam as suas instalações e materiais.

Francisco Cercas, coordenador diocesano do RCC

30 de Janeiro de 2020