28º Reencontro do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal

20200206-encontro-diocesano-mcc-1 - banner

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal louva o Senhor nosso Deus pela realização do 28º Reencontro, o qual decorreu nos passados dias 1 e 2 de fevereiro, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela.

Este ato coletivo do MCC Setúbal contou com a participação de vinte e cinco irmãos, vindos das nossas várias vigararias e paróquias, orientados pela Equipa composta por sete leigos e pelos dois sacerdotes responsáveis pela direção espiritual do Movimento.

Como disse a coordenadora, Mariana Dias, no tema preliminar de abertura, “este ato do MCC permite aos cursilhistas participantes o reencontro consigo mesmos, com Deus e com os irmãos”, sendo necessário, para este efeito e, aliás, como num Cursilho, que “os participantes abram os seus corações à Graça de Deus”.

Foram muitas as graças derramadas nestes dois dias, visíveis nas partilhas dos grupos, palpáveis na união que rapidamente se deu entre os irmãos participantes e constatadas na grande alegria e emoção presentes durante todo o fim de semana.

Este encontro do Movimento constitui, também, mais um momento de formação e de estudo para os cursilhistas, através de temas como “O Bom Pastor”, “Os Talentos”, “A Samaritana”, A Videira”, “O Reino de Deus”, o “Sermão da Montanha” e “O Pescador de Homens”, permitindo, ainda, momentos de reflexão pessoal, de meditação e de profunda oração.

Tanto na Ultreia como durante o encerramento, fez-se eco e memória do compromisso assumido perante Cristo, aquando da realização do Cursilho, transparecendo toda intensidade vivida nos dois dias de Reencontro, como espelho do Amor de Cristo por cada um de nós, pelo Seu Corpo Místico e pela sua Igreja.

Estamos certos que este Reencontro irá fortalecer o tripé de todos quantos, chamados por Deus, deram o seu SIM à presença neste ato do Movimento.

O Reencontro terminou com uma Eucaristia, celebrada na Capela de São Paulo, patrono do MCC, celebração à qual atenderam muitos mais irmãos cursilhistas que desejaram juntar-se a todos os participantes.

Isabel Camacho, Grupo de Comunicação do MCC Setúbal

06 de Fevereiro de 2020