Vida Consagrada: “Somos homens e mulheres da misericórdia, da fraternidade e da universalidade” – D. José Ornelas

20200202-Dia-Consagrado (1)

No passado domingo, dia 02 de fevereiro, o Bispo de Setúbal presidiu, no Santuário de Cristo Rei, à Eucaristia da Festa da Apresentação do Senhor, no dia dedicado à Vida Consagrada, estando presentes um grande número de religiosos e religiosas da Diocese de Setúbal, que renovaram os seus votos. A Eucaristia foi animada pelo Grupo de Jovens Fénix, da Paróquia de Vale de Milhaços.

Na homilia da Eucaristia, D. José Ornelas afirmou que a Vida Consagrada é um dom para os outros: “A consagração total a Deus tem o sentido da liberdade do coração. Se não sou livre, não posso fazer de mim um dom para ninguém, mas quando o Amor é visto como liberdade de mim mesmo, que se entrega e gera vida, isso é como o ‘Big Bang’ que se expande e ilumina tudo à sua volta”.

O Prelado destacou, ainda, que a vida de um consagrado é levar a alegria de Deus a todos, para criar um mundo novo. “Temos que ser, no mundo, presença de Deus para criar sempre coisas novas, fazendo a Sua vontade – disse – Temos que passar através das fronteiras e acolher a todos, porque o nosso coração, à semelhança do coração de Deus, não tem limites. Somos homens e mulheres da misericórdia, da fraternidade e da universalidade, chamados a construir no mundo o sonho de Deus”.

Nesta ocasião, assinalaram-se, também, as bodas de ouro de vida consagrada de sete irmãs:

• Das Servas de Nossa Senhora de Fátima: Maria Luísa Valentim e Ir. Maria Susete de Jesus Ferreira;
  • Das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora: Maria de Fátima Ferraz e Ir. Teresa da Silva;
  • Das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas: Maria Delmina Mendo;
  • Das Franciscanas Missionarias de Maria: Maria Inês Marques dos Freitas;
  • Das Irmãs da Apresentação de Maria: Maria Rodrigues do Vale;

Durante a tarde, os consagrados da diocese tiveram a possibilidade de escutar uma conferência do Padre Abel Bandeira, sacerdote jesuíta, tendo sido presentados com um momento lúdico interpretado pelos jovens de Vale de Milhaços e pela Juventude Rivier.

“Olhar dos consagrados, olhar de esperança” – Papa Francisco

No Vaticano, o Papa Francisco presidiu, na tarde de sábado, 1 de fevereiro, à missa para o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada.

Na homilia, o Sumo Pontífice qualificou os irmãos e irmãs consagrados como “pessoas simples” que viram “o tesouro que vale mais do que todas as riquezas do mundo”. Apaixonados por Jesus, “n’Ele vistes tudo, e fascinados pelo seu olhar, deixastes o resto.”

Ser consagrado “é ver aquilo que conta na vida”, é ver “a graça de Deus derramada nas suas mãos”, éolhar para trás, reler a própria história e ver nela o dom fiel de Deus, não apenas nos grandes momentos da vida mas também nas fragilidades, fraquezas e misérias.”

“Quem mantém o olhar fixo em Jesus, aprende a viver para servir. Não espera que os outros comecem, mas vai à procura do próximo, como Simeão que procurava Jesus no templo”, disse Francisco. “Os religiosos e as religiosas são chamados a tornar presente no mundo o olhar d’Ele, o olhar da compaixão, o olhar que vai à procura dos distantes, que não condena, mas encoraja, liberta, consola”, acrescenta.

“O olhar dos consagrados só pode ser um olhar de esperança”, conclui o Papa.

AS e JM

07 de Fevereiro de 2020