comprehensive-camels

Eutanásia: Grupo de cidadãos promove abaixo-assinado em defesa de referendo

Um grupo de centenas de cidadãos portugueses lançou um abaixo-assinado para propor à Assembleia da República a convocação e realização de um Referendo Nacional sobre “a questão da (des)Penalização da morte a pedido”.

Entre os mandatários encontra-se António Ramalho Eanes, antigo presidente da República.

A pergunta a submeter a referendo é: “Concorda que matar outra pessoa a seu pedido ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?”.

A Assembleia da República agendou para 20 de fevereiro o debate dos projetos do BE, PS, PAN e PEV sobre a despenalização da eutanásia em Portugal.

A iniciativa popular de referendo tem entre os seus mandatários nomes como Manuela Ramalho Eanes e Manuela Ferreira Leite; Manuel Braga da Cruz, antigo reitor da UCP; e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A lista inclui vários médicos, como Laureano Santos, João Paulo Malta, Isabel Galriça Neto, Margarida Neto ou Walter Osswald, além de responsáveis da Federação Portuguesa pela Vida e outras organizações.

Luís Villas-Boas, pai da Emergência Infantil e do Refúgio Aboim Ascensão, e Fernando Soares Loja, da Aliança Evangélica Portuguesa, também estão entre os mandatários.

A Federação Portuguesa Pela Vida vai promover uma concentração a 20 de fevereiro, pelas 12h30, no Largo de São Bento.

Em 2018, a Assembleia da República debateu projetos de despenalização da morte medicamente assistida do PS, BE, PAN e Verdes, que foram chumbados numa votação nominal dos deputados.

Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
09 de Fevereiro de 2020