Diocese de Setúbal juntou-se à iniciativa “Vozes pela Paz”

20200214-Vozes-pela-Paz

No passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral, esteve presente numa conferência denominada “Vozes pela Paz”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, numa iniciativa conjunta do Município sadino e do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Em representação do Bispo de Setúbal, o Padre Luís Ferreira lembrou a Mensagem do Papa Francisco para o  Dia Mundial da Paz 2020, lembrando que a “paz é um bem precioso” e que, “para promover a paz, é preciso promover o diálogo”.

Destacou, ainda que a recente adesão do Município de Setúbal ao movimento dos municípios pela paz, “manifesta que o diálogo, o encontro, o convergir energias, através das nossas instituições, das nossas colectividades, das nossas escolas, conduz para uma educação e sensibilização pelo grande dom da paz”.

O sacerdote disse que a Igreja de Setúbal se juntava a esta iniciativa, para que, “no encontro de diversas personalidades e sensibilidades possa ajudar a nossa cidade, o nosso concelho, o nosso distrito a dialogar e a repensar o dom da paz, a desejar o dom da paz, a construir o dom da paz, a contribuir hoje e sempre neste caminho de esperança”.

“O mundo não precisa de palavras vazias, mas de testemunhas convictas, artesãos da paz abertos ao diálogo num compromisso verdadeiro, empenhado e dedicado, baseados na verdade e na justiça, na busca continua da paz”, sublinhou.

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foi outro dos convidados para esta iniciativa. Frisou que a “causa da falta de paz está no acentuar das desigualdades nas mais diversas circunstâncias da vida”. Para reclamar a paz, advertiu, “é preciso reeducar para a partilha” e, para “vencer a indiferença, é fulcral promover a cultura do encontro”.

Emília Castanheira, da Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos, foi também uma das conferencistas.

Esta conferência, “Vozes pela Paz”, contou, ainda, com mais 13 depoimentos de personalidades de vários quadrantes da sociedade, que, em diferentes perspetivas, argumentos e sensibilidades, apresentaram razões uníssonas pelas quais a paz deve ser uma preocupação de todos.

Mais informações, em https://www.mun-setubal.pt/conferencia-da-voz-a-paz/.

Texto: Município de Setúbal e AS
Fotos: Município de Setúbal