Capela do Bonfim em destaque no Dia Diocesano dos Bens Culturais

20200218-6-jornada-arte-sacra (1) - banner

Evento promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS), teve como tema “Esplendor da Arte & Espelho da Fé: A capela do Senhor Jesus do Bonfim de Setúbal”.

275 anos nos separam do dia em que, um prestigiado devoto do Senhor do Bonfim, levou esta imagem junto com Nossa Senhora da Guia, para as longínquas terras do Brasil. Lá, a devoção do Senhor do Bonfim, apesar de misturada com cultos de cariz pagã, permanece forte, talvez mais do que pelas terras de origem.

No dia em que a Diocese de Setúbal, pelas mãos da CDASS, instituiu como o seu dia dos Bens culturais, 18 de fevereiro, fomos até à Capela do Bonfim, na cidade sadina, guiados pela maestria da Doutora Maria João Pereira Coutinho, da Doutora Sílvia Ferreira e da Arquiteta Ines Gato de Pinho, perceber mais sobre as origens deste lugar e das riquezas que aqui podemos contemplar.

Não foram muitos os que quiseram participar. A qualidade das oradoras mereceria uma capela cheia. Talvez também por aqui se note a falta de devotos, ou apenas se denote o desinteresse que a boa formação se nos merece. Quem sabe, outros eventos colham maior interesse ou participação.

No dia do Beato Fra Angélico, fica a nossa oração para que o padroeiro dos artistas sempre nos ajude a desejar o belo e a buscar o Eterno Bem.

A Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal agradece ao Reverendo Padre Rui Rosmaninho o acolhimento deste evento, e às oradoras a amabilidade da colaboração.

Padre Casimiro Henriques, Presidente da CDASS

6ª Jornada Diocesana de Arte Sacra na Capela do Senhor Jesus do Bonfim