Eutanásia: Frei Luís de Sousa envia mensagem à comunidade educativa

20200220-externato-frei-luis-sousa

O Externato Diocesano Frei Luís de Sousa dirigiu a toda a comunidade educativa – famílias, professores e demais colaboradores – uma mensagem, através do seu habitual canal de comunicação FreInforma, no momento em que ocorre no país a hipótese de despenalização da eutanásia.

Na mensagem, a direcção afirma que, dada a matriz identitária do colégio, não poderia o colégio deixar de se expressar no atual contexto junto da comunidade educativa, “sem prejuízo do natural respeito por todos os que possam ter uma opinião diferente”.

A mensagem sugere que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está em causa no debate desta questão. Nesse sentido, indica a Nota Pastoral, o Documento de perguntas/respostas e o Folheto de divulgação produzidos pela Conferência Episcopal Portuguesa.

A comunicação do Externato Frei Luís de Sousa recorda ainda que estão em curso algumas iniciativas públicas a fim de que o assunto não seja resolvido no Parlamento sem um anterior amplo esclarecimento e discussão na sociedade. Sem prejuízo de outras ações, é indicada a petição que está disponível para subscrição, a solicitar um referendo sobre a matéria (ligação aqui).

Também a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), presidida pelo Externato Diocesano, reafirmou em comunicado “a sua inequívoca posição de defesa da vida desde o momento da conceção até à morte natural e da dignidade da pessoa em todos os momentos da sua vida, também naqueles que são os finais naturais”.

Externato Frei Luís de Sousa e JM

20 de Fevereiro de 2020