Jovens voluntários salesianos em missão na Paróquia de São José em Setúbal

20200220-missao-anima

Iniciativa pretende contribuir para “a animação litúrgica na comunidade paroquial, no serviço à população, com especial enfoque na criação de atividade e tempos livres, e evangelização para crianças e jovens.”

São muitos os desafios que o Papa Francisco tem feito ultimamente aos jovens. E a própria Igreja vive tempos de mudança em que os jovens são convidados a serem protagonistas da missão de levar Jesus e o Seu Evangelho a outras pessoas.

A pastoral juvenil salesiana tem vindo a acompanhar estes e outros desafios e procurou conjugar o mandato de Jesus de “ir e anunciar” com a vontade e a riqueza vital dos jovens. Surge, assim a “Missão Anima”.

O nome de “Missão Anima”, surge da expressão de Dom Bosco, “dai-me almas e ficai com o resto” (“Da minhi animas coetera tolle”, em latim Animas significa alma), e também da ligação ao verbo animar, dar vida, dar alento. A Missão quer ir ao encontro de cada alma, cada vida concreta, num espírito de alegria e serviço, oferecendo a possibilidade de um encontro renovado com Deus e com a Sua Igreja.

Dois são os focos vivenciais. A missão interna, por um lado, com o cuidado pelo crescimento do grupo em termos espirituais, do espírito de família, da formação humana e comunitária). Por outro, a missão externa, na animação litúrgica na comunidade paroquial, no serviço à população, com especial enfoque na criação de atividade e tempos livres, e evangelização para crianças e jovens.

A “Missão Anima” durará 7 dias, desde o dia 24 de Fevereiro a 1 de Março, e realizará a sua missão na Paróquia de S. José, em Setúbal. O grupo é composto por 16 jovens do ensino secundário, acompanhados por dois responsáveis e são provenientes dos Salesianos do Estoril.

Para fortalecer a caminhada do grupo e a missão, foi escolhida uma passagem do Evangelho. Desde S. Lucas, capítulo 10, versículos 1 a 11, Jesus convida este grupo de missionários jovens: “Ide! Envio-vos.” Cada dia, o grupo vai percorrendo uma parte do Evangelho, descobrindo nele o “mote” espiritual para esse dia e alguns desafios específicos.

Padre Álvaro Lago, Paróquia de São José

20 de Fevereiro de 2020