Catequese: “Linguagens da fé” em destaque no encontro interdiocesano de catequistas

20200227-encontro-interdiocesano-catequistas-2 - Cópia

No fim de semana de 22 e 23 de fevereiro, em que pelo país fora muitos brincavam ao Carnaval, um grupo de 13 catequistas da Diocese de Setúbal seguiu Nossa Senhora e foi até Fátima participar no 48° Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, com o tema “Linguagens da Fé na catequese com adolescentes”.

O objetivo da formação foi refletir e adquirir novas ferramentas para transmitir a grande mensagem que é Cristo, um Deus que nos ama e por esse amor morreu por nós. Apostando na diversificação dos meios – obras de arte, redes sociais, expressão dramática – os catequistas foram participando em alguns ateliers construídos para ajudar a construir formas de catequizar mais cativantes.

Os catequistas relembraram a Mensagem que é transmitida pelos avós, pais e educadores na fé (traditio), que recebida e guardada (recetio) e pela boca e testemunho de fé se transmite aos adolescentes (reddetio).

Foi um fim de semana rico em troca de experiências para todos aqueles que aderiram ao projeto “Say Yes” e uma breve introdução aos que só para o ano entrarão nesta nova dinâmica de catequese.

Os catequistas de Setúbal comprometeram-se em desafiar os adolescentes a seguir um rumo até às próximas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa. Este compromisso foi firmado no sábado à noite, junto ao altar de Nossa Senhora do Rosário, enquanto rezavam o terço.

O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, que voltou a confirmar o serviço dos catequistas na evangelização das crianças e jovens, como testemunhas da fé em Cristo e da sua Igreja.

Elsa Rosa, Catequista do Seixal

Encontro Interdiocesano de Catequistas 2020