Quaresma 2020: propostas de itinerário para viver este tempo com recurso às redes sociais

Christian, Christianity, Religion background.

Proposta do Departamento da Juventude de Setúbal desafia os jovens a “levantar-se”. RMOP e Fundação AIS convidam a rezar pelos “«pelos mártires e heróis do século XXI».

A Equipa de Formação do Departamento da Juventude de Setúbal propõe à Diocese e, de um modo particular, aos jovens alguns passos concretos para o caminho quaresmal 2020.

A caminha quaresmal, inteiramente dinamizada através das páginas de Facebook e Instagram do Departamento, contam com o acompanhamento do Papa Francisco. “Partilharemos, semanalmente, nas redes sociais, uma frase do Santo Padre e um modo concreto de “levantar-se”, refere a nota da equipa.

Esta iniciativa surge na sequência do itinerário #GetReady, de preparação e formação dos jovens e seus animadores rumo à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá na cidade de Lisboa em 2022.

Motivada pela Mensagem de D. José Ornelas para a Quaresma 2020, o Departamento da Juventude pretende “desafiar os jovens da Diocese de Setúbal a levantar-se”, apelando-os a “reagir, desalienar-se, sair do conforto e da rotina egoísta de si próprio” (Mensagem de Quaresma 2020).

“Tal como Maria, queremos deixar-nos interpelar pela Palavra de Deus e mudar a rota, ajustar as coordenadas, mas, sobretudo, desejamos levantar-nos apressadamente e “regressar ao amor do Pai”, partilhando com outros a alegria de Deus! A conversão acontecerá nos gestos concretos que são fruto da amizade com Jesus, alimentada na oração e no confronto com a Sua Palavra. Então, seremos capazes de acolher a graça do Mistério Pascal!”, conclui a equipa.

Acompanhe o itinerário nas redes sociais do Departamento da Juventude.

Facebook: https://www.facebook.com/JuventudeSetubal/

Instagram: www.instagram.com/juventude.setubal/

Prontos?! Setúbal #GetReady! Santa Quaresma!

“Heróis e Mártires por Amor” – História de entrega para viver a sua Quaresma

“Se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria.” (1 Cor 12,26) É este o repto feito pela Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal (RMOP-Portugal) e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) na campanha quaresmal que começou na Quarta-feira de Cinzas.

O objetivo é “honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos”, refere a RMOP e a AIS em nota enviada à Diocese, elogiando a sua “dedicação e amor pelos outros”.

Todos os dias, até 9 de abril, será revelado um testemunho do século XXI: sacerdotes, religiosas e leigos que foram raptados, desapareceram ou foram presos por seguirem Cristo. A jornada apresenta uma breve biografia, uma oração e uma breve explicação sobre a ação da Fundação AIS na comunidade ou país em que se insere a figura do perfil.

“Em países como Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Somália, ser cristão pode significar a morte” referem os promotores da iniciativa, frisando que muitos, “sabendo que estavam a colocar a sua vida em perigo, optaram por ficar, vivendo uma caridade heroica.”

“Este calendário é um pequeno sinal da nossa gratidão e admiração”, concluem.

A jornada de oração está disponível no site da RMOP, nas redes sociais (Instagram e Facebook) e em documento para impressão. Os interessados podem também receber a proposta de oração, todos os dias, no seu e-mail, e a inscrição é online.

A Quaresma é um tempo de 40 dias, que começa hoje com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, marcada por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Retiro de Quaresma do “Passo a Rezar”

Para ajudar este caminho de Quaresma, o Passo-a-Rezar, em colaboração com o Lugar Sagrado faz a proposta de um Retiro, para ser lido, ou para ser ouvido, em casa ou em qualquer lugar. Consta de uma introdução e sete sessões, divididas em várias etapas.  O tema do Retiro é “Chamados a ser Santos”, inspirado na Carta de S. Paulo aos Romanos. Pode ouvir ou descarregar os conteúdos do Retiro aqui.

Departamento da Juventude e JM

28 de Fevereiro de 2020