Papa Francisco convida a Igreja a celebrar a Semana “Laudato Si”

O Santo Padre convida os fiéis a celebrarem a “Semana Laudato Si“, de 16 a 24 de maio de 2020, para marcar os cinco anos da publicação da Encíclica.

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, as crianças que estão crescendo? Motivado por essa pergunta, gostaria de convidá-los a participar da Semana Laudato Si'”, afirma o Pontífice na mensagem em vídeo publicada esta semana.

“Renovo o meu alerta urgente por uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si” apela o Papa Francisco.

Esta iniciativa tem como objetivo celebrar o progresso alcançado desde a publicação da Encíclica “Laudato Si” e intensificar a resposta das comunidades católicas às alterações climáticas, tomando medidas concretas para reduzir o impacto ambiental da ação do homem.

De acordo com o website oficial da Semana Laudato Si, as comunidades são convidadas a “darem o próximo passo na jornada pela cura da criação”, comprometendo-se com uma “ação ambiciosa”.

“Há uma necessidade urgente para resolver a crise climática. A nossa fé nos convoca a fazer mais juntos.”

Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum, é a encíclica do Papa Francisco sobre mudança climática e ecologia, inspirado na figura de S. Francisco de Assis. Foi assinada a 24 de maio de 2015, na Solenidade de Pentecostes. O título significa “Louvado seja” no dialeto da Úmbria, falado por São Francisco.

A Semana Laudato Si’ é patrocinada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano e facilitado pelo Movimento Católico Global pelo Clima e Renova+ em colaboração com parceiros. Saiba mais sobre a Semana “Laudato Si” aqui.

Oração para o quinto aniversário da Laudato si’

Senhor Deus de amor,
Criador do céu e da terra e de tudo o que eles contêm,
Tu nos criaste à tua imagem
e nos tornaste administradores da tua criação,da nossa casa comum.
Tu nos abençoaste com o sol, a água e a terra
tão generosa que a todos alimenta.
Abre as nossas mentes e toca os nossos corações,
para que saibamos darmo-nos conta do dom da tua criação.
Ajuda-nos a sermos conscientes
de que a nossa casa comum não nos pertence só a nós
mas a todas as gerações futuras,
e que é responsabilidade nossa preservá-la.
Faz que possamos ajudar cada pessoa a ter
o alimento e os recursos de que precisa.
Faz-te presente para os necessitados nestes tempos difíceis,
especialmente para os mais pobres e vulneráveis.
Transforma em esperança o nosso medo,
a nossa ansiedade e os sentimentos de solidão,
para podermos experimentar uma verdadeira conversão do coração.
Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa
no afrontar as consequências desta pandemia.
Torna-nos corajosos para abraçar as mudanças na procura do bem comum.
Agora, mais que nunca, possamos sentir
que estamos todos unidos e interdependentes.
Faz de modo a que possamos ouvir e responder
ao grito da terra e ao grito dos pobres.
Que os sofrimentos atuais possam ser
as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.
Sob o olhar terno de Maria Auxiliadora, isto te pedimos
por Cristo, nosso Senhor.
Amen.

Ecologia/Igreja: Portugal associa-se a Semana «Laudato Si» convocada pelo Papa