#GetReady: acompanhamento aos jovens foi o tema central da segunda formação de animadores

20200305-formacao-get-ready-2-animadores-barreiro (1)

Nos passados dias 27, 28 e 29 de fevereiro aconteceu, na nossa Diocese, o segundo momento formativo Animadores… #GetReady. Na sequência do primeiro encontro, ocorrido no mês de novembro, deu-se continuidade ao tema do acompanhamento. O Padre David Teixeira, salesiano de D. Bosco, foi quem orientou a formação dos animadores partilhando a sua experiência e conhecimento sobre o tema. Com familiaridade e grande clareza introduziu os participantes na profundidade desta estratégia, considerada essencial para a preparação dos jovens e animadores para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2022.

O tema do acompanhamento, foi de resto, uma clara orientação do Sínodo sobre os jovens, que a Diocese de Setúbal tem procurado acolher e potenciar nas suas comunidades eclesiais. No entanto, trata-se de uma experiência de grande responsabilidade que implica, em primeiro lugar, que aquele que é chamado a acompanhar faça, também ele, a experiência de ser acompanhado. Esta será a melhor “escola” de acompanhamento que poderá realizar. Por outro lado, o formador deixou bem claro que o acompanhamento é uma forma de servir a Igreja, trata-se de uma ação pastoral e evangelizadora que concretiza o nosso caminho eclesial.

A Igreja Beato Scalabrini (Amora), a Igreja Paroquial de Santa Maria (Barreiro) e a Casa Santa Ana (Setúbal) abriram as suas portas para acolher os cerca de 100 animadores que se deixaram desafiar pelo tema.

A profundidade do discurso e a dimensão testemunhal impressa pelo Pe. David, fez deste momento formativo um espaço de partilha sincera das dúvidas e desejos relacionados com o acompanhamento. Os participantes expressaram a sua vontade de viver e proporcionar aos jovens, através do acompanhamento, uma verdadeira experiência de amizade com Jesus.

Neste Animadores #GetReady – Parte II, o Departamento da Juventude, apresentou ainda o balanço dos encontros paroquiais propostos desde dezembro passado às paróquias. Constatamos que todas as vigararias já deram inicio ao projeto, ainda que nem todas as paróquias o tenham feito. Foram ainda dadas algumas orientações para a realização dos encontros vicariais #GetReady– Levanta-te e caminha com outros – previsto para o mês de maio.

Departamento da Juventude de Setúbal

05 de Março de 2020