comprehensive-camels

Covid 19: medidas de contenção de instituições ligadas à Igreja diocesana [em atualização]

20200311-covid19-comunicado

Última atualização: 24 de março de 2020, às 15h26

A Diocese de Setúbal está a acompanhar o desenvolvimento das medidas de contenção para a prevenção e controlo do surto de COVID-19. Cáritas cancela peditório nacional e CNE suspende atividades. Várias conferências e encontros cancelados ou adiados.

Convívio Fraterno de Casais

O encontro de casaias, previsto para os dias 1, 2 e 3 de maio, não se irá realizar como programado. A equipa já formada continuará disponível para realizar o CF de Casais no fim de semana do feriado 5 de outubro.

Santuário de Cristo Rei

O Santuário de Cristo Rei, que já tinha encerrado o elevador ao público, anunciou hoje o encerramento de todos os serviços e do recinto do Santuário até 31 de Março. 

Centros Sociais e Paroquiais

Por determinação do Governo, estão encerradas, dentro do quadro das Instituições Particulares de Solidariedade Social, todos os “estabelecimentos de ensino Pré-escolar e equipamentos que desenvolvem Respostas Sociais de Creche, Creche Familiar, Amas, CATL, CAO, CARPD (a vertente das atividades), Centro de Convívio e Centro de Dia, de 16 de março e 9 de abril de 2020, data em que será reavaliada a situação”.

Externato Frei Luís de Sousa

O Externato diocesano suspende, a partir de 2ªfeira, todas as “aulas e atividades de complemento curricular presenciais bem como todas as atividades previstas no calendário escolar durante o período em que ela decorre. Durante este período de tempo, o processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º ciclo a secundário será assegurado pelos professores através de uma plataforma electrónica.

Ação de Formação – Despertar da Fé

O Secretariado da Catequese, sentindo a preocupação e responsabilidade na prevenção e contenção da pandemia do vírus COVID-19 e seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde, decidiu cancelar a Ação de Formação – Despertar da Fé – agendada para a próxima quarta-feira, dia 18 de março de 2020.

Encerramento da Semana Nacional da Cáritas

Os eventos de encerramento da Semana Nacional da Cáritas, nomeadamente a Eucaristia na Paróquia do Divino Espírito Santo, no Montijo, estão cancelados.

Formação para Ministros Extraordinários da Comunhão

A formação de renovação para Ministros Extraordinários da Comunhão, agendada para este sábado, dia 14 de março, está também cancelada.

Escrutínio dos Catecúmenos e TRADIÇÃO

A celebração diocesana do Escrutínio e Tradição do Símbolo, dirigida aos catecúmenos, e que se realizaria no próximo domingo, 15 de março, na Sé de Setúbal, foi cancelada.

Visitas Pastorais Canceladas

As Visitas Pastorais do Bispo de Setúbal às Paróquias de Nossa Senhora da Conceição – Montijo, Pinhal Novo e Samouco foram adiadas para data a divulgar posteriormente.

Convívios Fraternos e Cursilhos de Cristandade

O Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos decidiu adiar os encontros vicariais, agendados para a próxima semana, para data a divulgar posteriormente. “O possível adiamento de outras iniciativas será avaliado e comunicado oportunamente” refere o movimento em comunicado.

Também os Cursilhos de Cristandade, através do seu secretariado, informa que o Cursilho 137º para homens da nossa Diocese, agendado para este fim de semana, bem como a Escola de Formação e as Ultreias, ficam suspensas até indicação contrária. A  realização das Reuniões de Grupo ficam ao critério dos seus elementos.

Colóquios, conferências e colheita de sangue no Dia Nacional da Cáritas

O colóquio “Frei Agostinho da Cruz e o Convento da Arrábida”, promovido no âmbito das comemorações do 400 anos da morte de Frei Agostinho da Cruz, a realizar nos dias 14 e 15 de março, foi cancelado. A abertura da exposição no Museu do Oriente, agendada para dia 12 de março, mantém-se conforme o previsto.

A Conferência “Amar o outro”, promovida no âmbito da Semana Nacional da Cáritas, e agendada para hoje às 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal, foi cancelada. Também a colheita de sangue, a realizar no Montijo no domingo, dia 15 de março, foi desmobilizada.

Encontro Interdiocesano da LOC e Encontro de alunos de EMRC

Também a LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) decidiu cancelar o seu Encontro Interdiocesano, agendado para sábado, dia 15 de março, no Seminário de Almada.

O Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) cancelou o Encontro de alunos de EMRC, agendado para a Quinta do Álamo, no próximo dia 26 de março.

Corpo Nacional de Escutas

A Junta Regional de Setúbal também acompanha as recomendações da Direção Geral de Saúde, de forma “a combater um agravamento da propagação do vírus e a garantir “a segurança e a saúde” de todos os envolvidos nas atividades escutistas. Deste modo, “até novas indicações e sem data estipulada” a Junta Regional adiou todas as atividades de formação, suspendeu atividades no CEADA e cancelou os “Jogos da Primavera”.

“Recomendamos aos Agrupamentos a suspensão de todas as atividades escutistas, sugerindo, no caso das celebrações religiosas, que atentem aos cuidados indicados pela DGS e Conferência Episcopal e, caso tenham cerimónias de Promessas programadas, que entendam não adiar, restrinjam, pelo menos, as festas e convívios dispensáveis”, refere a circular aos chefes de agrupamento.

Peditório da Cáritas

A Cáritas Diocesana de Setúbal, em conformidade com a indicação da Cáritas Portuguesa, suspende o peditório nacional em todas as comunidades e espaços públicos.

“A Cáritas Portuguesa procura desta forma dar uma resposta que se enquadra nos apelos que têm vindo a ser feitos pelas autoridades nacionais e locais, de adotar comportamentos de prevenção sempre que a realidade local a isso obrigar, não querendo, assim, expor os seus voluntários nem aqueles com quem contactam a possíveis situais de risco ou de contágio” refere a instituição em comunicado.

A Diocese de Setúbal continua a seguir as indicações das autoridades públicas de saúde, recomendando em todas as comunidades, que se cumpram as indicações da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Nota: Este artigo será permanentemente atualizado com novas indicações que surjam.

 

COVID-19: Nota Pastoral sobre a atual situação de saúde pública

Coronavírus: Conferência Episcopal divulga nota com indicações para prevenir contágios

Partilhe nas redes sociais!
11 de Março de 2020