“Missão País”: jovens missionários em evangelização na Paróquia da Moita

20200312-missao-pais-moita-banner

De 22 de fevereiro a 1 de março, decorreu na Moita uma ação da “Missão País”, com cerca de sessenta jovens do ISCTE de Lisboa. Testemunho do padre António Sílvio Couto.

Esta foi o segundo de três anos em que a “Missão País” esteve na Moita. No ano passado tiveram como principal base Sarilhos Pequenos – uma das localidades da paróquia. Este ano centraram a sua atenção no tecido urbano da Moita, tendo, tanto este ano como já no ano passado, estado alguns jovens também no bairro da Fonte da Prata, localizado na freguesia de Alhos Vedros.

Organizados em pequenos grupos, os jovens percorreram vários lugares e estiveram em diversos espaços em atitude de evangelização em lares de idosos (do centro paroquial e da Santa Casa da Misericórdia), creches, jardins-de-infância e centros de atividades de tempos livres, na “Casa dos Marcos” de doenças raras, no apoio ao estudo de crianças, na recuperação de casas e ainda na evangelização porta a porta.

A presença destes jovens da ‘Missão país’ destacava-se ainda por todos envergarem um t-shirt cor de tijolo (com a ideia da construção e do barro, onde se tipifica a necessidade de ser moldado por Jesus), estando inscrita a frase-tema das missões deste ano: “Desce depressa! Eu fico contigo”, tendo por base a passagem bíblica de Zaqueu (Lc 19,1-10).

Ao longo de uma semana foi interessante ver a interação entre estes jovens – uma boa parte veio para a Moita em missão pela primeira vez – e as pessoas que iam encontrando nos diferentes locais de missionação. A sua presença não passou desapercebida no momento da celebração da Missa na igreja paroquial.

Como pontos significativos da semana de ‘Missão País’ deste ano podem ser referidos: o jantar com famílias, na quinta-feira à noite, onde dois ou três foram recebidos por famílias previamente inscritas, criando laços de proximidade e de partilha; a vivência da Via Sacra, na sexta-feira, com o setor mais jovem da paróquia, onde se incluíram também os escuteiros; a apresentação do teatro, preparado por uma equipa ao longo de toda a semana, e no qual foram retratados pormenores da vivência deles e da sua interação com as populações.

É digno de relevo que cada equipa (comunidade) de missionários leva sempre um pequeno quadro/ícone da “Mãe peregrina” com a forma do Santuário de Schoenstatt, que serve de logótipo e de fundamentação da espiritualidade que conduz estes jovens missionários. Em todos os momentos do seu dia-a-dia, os elementos da “Missão país” têm presente este pequeno quadro/ícone como que suportando as iniciativas e as atividades de todos e de cada um.

Os três anos de presença de cada “Missão País” em cada localidade são significativos do crescendo de vivência: acolher, transformar e enviar. Isso se verifica em relação a quem é enviado e a quem recebe, deixando sempre a possibilidade de mais e melhor concretização. Uma palavra importante tem a equipa de jovens que coordena cada semana de missão, sempre acompanhada, pelo menos, por um padre, “diretor espiritual” da semana.

ASC

12 de Março de 2020