Via Sacra: jovens da Diocese foram convidados a “partilhar-se na Cruz”

IMG_4317

A segunda sexta-feira da Quaresma foi marcada uma vez mais pela Via Sacra Jovem, dinamizada pelo Departamento da Juventude de Setúbal, este ano sob o tema Partilha-te na Cruz: A Via Sacra de um (Des)conhecido. No passado dia 6 de março, a Paróquia de S. Sebastião abriu, assim, as suas portas para acolher este momento de oração e comunhão diocesana, marcada por um silêncio orante.

Ao iniciar esta Via Sacra, que se insere no itinerário #GetReady, o caminho que nos prepara para a Jornada Mundial da Juventude 2022, o Departamento da Juventude fez alusão a este evento mundial enquanto momento onde a história de muitos jovens, vindos dos quatro cantos do mundo, conflui para um encontro. São atraídos e unidos pelo desejo de participar e conhecer os mistérios da Vida de Jesus. Uma Vida sempre Nova que faz com que desconhecidos partilhem um mesmo caminho.

Também nesta noite, quase 500 participantes (também eles desconhecidos) se deslocaram de toda a diocese até à igreja de S. Sebastião, para juntos percorrerem um caminho interior, iluminado pelo texto da Via Sacra com um Desconhecido, do Pe. Carlos Pinto. A Beatriz Freitas (Vale de Milhaços), o Tiago Mendes e a Catarina Gaspar (Seixal), com a orientação do Bruno Moreira (Vale de Figueira), deram corpo e voz a três jovens anónimos que, embora não O conhecessem, acompanhavam Jesus no Seu caminho para o Calvário. Através da contemplação de cada etapa deste percurso, conduzida pelo olhar destes jovens, cada um dos presentes foi desafiado a confrontar-se com a sua própria história, aprofundando a sua relação com Jesus e pedindo a graça de O conhecer cada vez melhor.

Aceitar o convite para a participação neste Via Sacra foi, sem dúvida, inesperado. Foram dias de grande esforço e dedicação da parte de todos para que tudo acontecesse como o pretendido. E, no final, com o auxílio de Deus, tudo foi possível. Estou muito feliz por ter feito parte deste evento e espero realmente ter proporcionado momentos para que cada pessoa presente pudesse refletir e aproximar-se mais de Jesus, nesta caminhada. (Testemunho da Beatriz Freitas)

Ao longo das 14 estações, diversos grupos de jovens fizeram a leitura e a encenação dos quadros da Paixão de Jesus. A animação musical ficou entregue ao coro do grupo de jovens da Moita, que ajudou a assembleia a rezar com cânticos, na sua maioria, da comunidade ecuménica de Taizé.

O decorrer desta Via Sacra foi ainda marcado pelo gesto da partilha da cruz. À medida que iam entrando na Igreja, foi entregue a cada um dos presentes duas barras de madeira e um cordel, com o desafio de construir a sua própria cruz e de nela registar o seu nome. Desta forma, a cruz representava a insígnia da vida de cada um e o desejo de nos unirmos à Cruz de Cristo e de experimentarmos o Seu infinito Amor. No final de cada estação, o Padre Álvaro Lago, que presidiu a celebração, ia convidando a assembleia a partilhar a cruz que tinha na mão com um irmão. Assim, ao terminar a Via Sacra, cada um ficou com a cruz de um desconhecido, sinal de um compromisso: o de rezar por esse irmão, confiando a sua vida à vontade e ao Amor de Deus.

Além da partilha da cruz com os irmãos, os jovens foram igualmente interpelados a entregar “a sua cruz” a Jesus e a receber a graça do perdão, através do sacramento da reconciliação, administrado pelos sacerdotes presentes.

O Bispo Diocesano, D. José Ornelas, acompanhou os jovens na oração da Via Sacra e, no final, dirigiu-lhes uma palavra, invocando sobre todos a bênção do Senhor. O Prelado convidou os jovens a dirigir o seu olhar para Jesus e deixar-se interpelar pela Sua Vida. “Jesus tinha passado a vida a partilhar. A  partilhar gestos, a partilhar milagres, a partilhar a Palavra que acendia corações, a partilhar Vida Nova, a partilhar esperança, a partilhar coragem, a partilhar o dom de Si: Partilhou-Se. Deu-Se.”, afirmou.

Desafiando os jovens a aprender de Jesus esta atitude de partilha da vida, apelou a que não o fizessem de uma forma idílica, que não existe, mas a assumi-la no fundo de si próprios, na realidade concreta da vida de cada um. “É como se Jesus nos trouxesse um segredo novo de Deus, que não foi pregar para regiões muito poentes. Foi partilhar-Se no meio de todas as nossas crises, onde nós estamos”, concluiu o prelado.

O Departamento da Juventude gostaria de, uma vez mais, dirigir um agradecimento especial a todos os que se quiseram fazer presentes e dar corpo a este momento de oração e comunhão diocesana e, de um modo particular a todos jovens e grupos de jovens que, com o seu empenho e dedicação, contribuíram para se pudesse viver de um modo tão belo esta Via Sacra. Um agradecimento especial à paróquia de S. Sebastião, na pessoa do pároco, o Padre Casimiro Henriques, pela sua abertura e acolhimento.

Departamento da Juventude de Setúbal

14 de Março de 2020