Igreja em Rede: Sexta-feira da III Semana da Quaresma – “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: amarás o Senhor, teu Deus” (Mc 12, 28b-34)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de sexta-feira da III Semana da Quaresma

Comentário do padre Luís Belo, SDB, Pároco ‘in solidum’ (Moderador) de São José (Setúbal)

A Palavra de Deus proposta pela Igreja para esta sexta-feira da III semana da Quaresma é do profeta Oseias para a primeira leitura e do Evangelho de S. Mateus.

O profeta Oseias começa por apresentar Deus a falar-nos: “Israel, converte-te ao Senhor, teu Deus.”

É como um pai que fala ao filho, quando este se afastou do projeto familiar.

Este gesto ou esta atitude do pai para com o filho é o sinal mais evidente de que o pai gosta do filho e o ama muito.

Caso contrário não faria isso. Deixaria o filho andar por onde quisesse.

Mas quanto não custa ao pai o facto de ter essa atitude?

Somente os bons pais é que podem compreender, na sua totalidade, esse gesto!

De facto, é uma grande dor psicológica que o pai tem que passar ao ter essa ousadia de chamar a atenção do filho, pois não está a corresponder aos seus desejos.

E os desejos do pai são os melhores para o filho. O Pai somente quer o seu bem e o melhor que houver no mundo. Esse é que é o seu sofrimento.

Estaria muito mais satisfeito se o não tivesse que fazer. Mas como sabe que o filho se desviou do bom caminho e que não vai ter um fim feliz, tenta arriscar tudo quanto tem para trazer de volta o filho.

Sofra o que tenha que sofrer.

Assim é o bom pai!

Quanto não vale isso!

Assim faz Deus com o seu povo Israel.

Porém, muito se alegra quando os seus filhos fazem a sua vontade.

É isso o que Jesus nos ensina no final do Evangelho de hoje: “Não estás longe do reino de Deus.”

Padre Luís Belo, SDB, Pároco ‘in solidum’ (Moderador) de São José (Setúbal)

20 de Março de 2020